Ínicio > Gatos > Saude-felina > Queda de pelo em gatos: saiba o que pode estar acontecendo

Queda de pelo em gatos: saiba o que pode estar acontecendo

Queda de pelo em gatos: saiba o que pode estar acontecendo

A queda de pelos em gatos é normal; afinal, os fios se renovam e os velhos são eliminados. Mas existem casos em que a perda excessiva pode sinalizar alguma doença. Você sabia que a pele e a pelagem do seu lindinho podem revelar muito sobre a saúde dele?

Quando a queda de pelos em gato é normal

Primeiro você precisa saber até que ponto a queda é normal e quando ela merece cuidados específicos. Os gatos costumam trocar a pelagem na primavera para estarem prontos no verão. Eles perdem os pelos mais espessos e assim não passam tanto calor quando as temperatura começam a subir.

Nesse período é normal encontrar uma quantidade maior de fios perdidos pela casa. Uma dica importante para essa fase é investir nas escovações diárias para retirar os pelos mortos. Dessa forma você evitará que o pequeno sofra com o acúmulo de bolas de pelo no estômago.

A queda de pelos em gato é normal quando ocorre em todas as áreas do corpo de maneira uniforme e o felino não apresenta nenhuma mudança comportamental. Tenha o cuidado de observar se o felino não apresenta nenhum sintoma, como coceira, vermelhidão ou área sem pelagem — nesses casos, o problema pode ser dermatológico.

Quando a queda de pelos em gato é sinal de doença

Caso você perceba que o seu amigo está perdendo o pelo em áreas específicas e que está incomodado com coceira ou irritação, é importante levá-lo para uma visita ao veterinário.

Esse problema é chamado de alopecia em gatos e se apresenta como sintoma de um problema maior, por isso o tratamento depende do agente causador. Conheça alguns:

Estresse: situações estressantes, como mudança de casa, podem causar transtornos psicológicos que resultam na queda de pelos. Geralmente, a queda de pelos aparece acompanhada por mudanças comportamentais.

Dermatite de contato: manifesta-se quando seu companheiro tem uma reação alérgica causada pelo contato com alguma substância ou material. O animal pode apresentar irritação na pele, bolhas, vermelhidão e coceira.

Alergia alimentar: alguns alimentos podem causar reações alérgicas e levar à queda de pelos. Os sintomas são parecidos com a dermatite de contato, por isso o diagnóstico deve partir de uma investigação cuidadosa.

Queimaduras causadas pelos sol: esse caso acontece com mais frequência em gatos com pelagem clara quando ficam muito tempo expostos ao sol. A queda de pelos aparece acompanhada por vermelhidão e descamamento.

Cuidados para evitar a queda de pelos em gatos

Seu animalzinho de estimação precisa que você esteja sempre por perto. Só assim conseguirá notar se existe algo de errado e poderá dar a ajuda necessária para ele ficar bem.

Procure manter em dia a rotina de visitas ao veterinário e ofereça uma alimentação de qualidade para que seu companheiro tenha tudo o que precisa. A linha Max Cat é completa e muito saborosa para o gatinho se apaixonar logo na primeira refeição.

Artigos Relacionados