Ínicio > Gatos > Saude-felina > Qual é o peso ideal para gatos?

Qual é o peso ideal para gatos?

Qual é o peso ideal para gatos?

Assim como nós, os gatos precisam levar uma vida saudável, com uma alimentação que tenha todos os nutrientes necessários, exercícios físicos e lazer.

Muitos problemas de saúde podem começar a aparecer caso o gato fique acima ou abaixo do peso.


Como medir em casa a gordura corporal do gato


Definir o peso ideal para os gatos é muito difícil, pois isso depende do tipo físico, sexo e da raça de cada um.

É possível fazer um exame visual e tocando o gatinho. Nessa avaliação é possível definir se o gato está caquético, magro, no peso ideal, com sobrepeso ou obeso.


- Caquético: é possível ver de longe as vértebras, costelas e ossos pélvicos. É aquele gatinho que a gente olha na rua e tem vontade de alimentar;


- Magro: é possível sentir as costelas sem fazer pressão com os dedos, elas podem estar visíveis ou não. Tem cintura e curvatura abdominal, é possível ver os ossos pélvicos;


- Peso ideal: as costelas não são visíveis, mas são palpáveis a uma pequena pressão dos dedos, não apresentam gordura. O gato apresenta pequena curvatura abdominal e cintura;


- Sobrepeso: quando palpamos as costelas do gatinho e temos alguma dificuldade em sentir as costelas. Sem cintura e sem curvatura abdominal. O gato apresenta depósitos de gordura na base da cauda e nas vértebras lombares;


- Obeso: o gato tem grandes depósitos de gordura na base da cauda, no peito e espinha. Não tem cintura nem curvatura abdominal e apresenta abdômen distendido.
 

O que fazer se ele estiver acima do peso


Gatos obesos são mais propensos a ter insuficiência cardíaca, hipertensão, diabetes e problemas nas articulações do que gatos com peso ideal, por isso é essencial prevenir a obesidade, oferecendo uma ração para gatos de qualidade, na quantidade indicada para o seu gato.

Se ele já estiver gordinho, você pode começar a tentar mudar os hábitos dele fazendo mais brincadeiras, deixando a comida e água mais distantes do que de costume e mudando também hábitos alimentares, dando duas ou três refeições por dia ao invés de deixar a ração disponível o dia todo. É importante também tirar os petiscos, carne e comida caseira e deixar somente a ração na alimentação do gato.

Conheça toda a linha de rações para gatos da Max. Elas oferecem toda a nutrição necessária para que ele tenha uma vida saudável e feliz.

Artigos Relacionados