Ínicio > Gatos > Saude-felina > Pelo de gato caindo: o que pode ser e cuidados

Pelo de gato caindo: o que pode ser e cuidados

Pelo de gato caindo: o que pode ser e cuidados

Pelo de gato caindo? Você se assusta ao encontrá-los pela casa? Na maioria dos casos, a queda de pelos em gatos é normal. Para que a renovação dos fios seja possível, é necessário que os pelos velhos se soltem. Mas vale o alerta: a queda de pelo em excesso pode ser sinal de doença. Confira as nossas dicas sobre as causas e os cuidados que você deve tomar para que isso não aconteça:

Troca de pelos: é normal

Considera-se uma queda de pelos normal, quando ocorre em todas as áreas do corpo de maneira uniforme, ou seja, a famosa troca de pelagem. Essa troca costuma acontecer no começo da primavera e isso contribui para que os nossos amados felinos não passem tanto calor quando as temperaturas começam a subir. É normal encontrar mais pelos perdidos pela casa durante essa época do ano, ok?

Aí vai uma dica de ouro: para não ficar com a casa e as roupas cheias de pelos, use uma escova para tirar pelo de gato, isso ajuda a minimizar o acúmulo de bolas de pelo no estômago dele também.

Quando se preocupar com a queda de pelo em gatos

O seu amigo está perdendo pelos em áreas isoladas? Há sintomas como coceira ou irritação? O comportamento dele mudou? Esses sintomas podem indicar um problema conhecido como alopecia felina e não é considerado um diagnóstico, mas sim um sintoma de várias doenças de pele. Agora você está se perguntando o que causa essas doenças, certo? Podem ser diversos fatores, como por exemplo:

Micose em gatos: essa é uma das causas mais comuns de queda de pelos em gatos, é causada por fungos (Microsporum, Thricophyton ou Epidermophyton) que acometem a pelagem, pele e unhas dos felinos.

Estresse: assim como nós, os gatos também passam por situações estressantes (como uma mudança de casa, por exemplo) e isso acaba afetando o psicológico deles, podendo resultar em queda de pelos e mudanças de comportamento.

Alergia a alimentos: alguns alimentos podem causar alergia no seu amigo de quatro patas e acabar provocando a queda de pelos também. Para um diagnóstico correto, é necessário que o veterinário faça exames e verifique a fonte da alergia.

Dermatite alérgica à picada de pulgas: também conhecida como DAAP, essa infestação é comum nos gatos e a saliva da pulga pode ser o agente causador da alergia. É preciso ficar de olho e manter seu gatinho longe das pulgas, hein?

Para perceber esses sintomas, fique atento ao comportamento do seu fofuxo. Se notar algo diferente, leve-o em um veterinário de confiança, pois, somente um profissional capacitado poderá examinar e indicar o tratamento adequado para o seu pet.

Cuide da alimentação do seu gato

A alimentação está diretamente ligada à saúde do gato, por isso é importante oferecer o que há de melhor para o seu animalzinho de estimação. A Max Cat entende a necessidade de uma alimentação de qualidade e, pensando nisso, criamos linhas completas e saborosas. Gatinho feliz é gatinho saudável e de barriguinha cheia!

Artigos Relacionados