Ínicio > Gatos > Saude-felina > Gripe Felina: Prevenção e Tratamento

Gripe Felina: Prevenção e Tratamento

Gripe Felina: Prevenção e Tratamento

Você sabia que seu gatinho também pode ficar gripado? A gripe em gatos é causada por vírus ou bactérias, e os principais sintomas são bem parecidos com os nossos. Espirros, febre e secreções nasais: fique atento a esses sinais!


O Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF), conhecido como gripe felina, é relativamente comum e se espalha entre eles com facilidade, mas não apresenta riscos a nós e aos cachorrinhos. É uma gripe diferente da nossa, então não se preocupe em passar para a sua fofura quando você estiver doente.


Prevenção da gripe felina


A única forma de prevenção da gripe em gatos efetiva é a vacinação. Ela pode ser aplicada no seu gatinho a partir de oito semanas de vida, mas não basta dar apenas uma dose, deve ser feita anualmente durante toda a vida dele. Fique sempre de olho na carteirinha de vacinação! E lembre-se: seu bigodudo só deve tomar a vacina se estiver saudável, pois se tiver com qualquer outra doença, a vacina não fará efeito.  


Para garantir a prevenção da gripe felina, as dicas são manter o ambiente limpo, desinfetado e bem ventilado para diminuir as chances de transmissão de uma fofura para a outra. Se ele já estiver infectado, o ideal é separá-lo dos outros até a recuperação completa, evitando a transmissão da gripe felina.


Tratamento da gripe felina


A gripe em gatos, se não tratada, pode causar cegueira e até a morte. Você sabe identificar a doença? Conheça os principais sintomas da gripe felina e fique atento a eles:


- Falta de apetite;


- Febre;


- Espirros;


- Apatia;


- Olhos lacrimejantes;


- Coriza;


- Conjuntivite;


- Lesões no interior da boca.


Se seu gatinho apresentar alguns destes sinais, procure imediatamente o médico veterinário! Apenas ele poderá dar o diagnóstico e a melhor forma de tratamento da gripe felina. Não dê nenhum remédio por conta própria, e não espere uma melhora natural para levar seu gatinho a um profissional – a situação pode piorar a ponto de precisar ser internado. Ele precisa dos seus cuidados ;).


O medicamento indicado pelo médico veterinário aliviará as dores e os sintomas da gripe felina, além de prevenir doenças secundárias. Você também pode ajudar no tratamento da gripe em gatos, limpando seus olhos e focinho regularmente com algodão embebido em solução fisiológica e mantendo a área sempre limpa e desinfetada. Com esses simples cuidados você vai ajudar seu gatinho, além de acelerar o tratamento da gripe felina e sua recuperação. Temos certeza que você quer ver ele bem logo, né?!


Para manter seu amigo sempre saudável, a qualidade da ração para gatos é essencial! Por isso a Max Cat Premium contém todos os nutrientes que seu gatinho precisa para uma vida longa e feliz!

Artigos Relacionados