Ínicio > Gatos > Saude-felina > Gestação felina: quais cuidados devo ter?

Gestação felina: quais cuidados devo ter?

Gestação felina: quais cuidados devo ter?

A gestação felina é um período que requer muitos cuidados para preservar a saúde do seu animalzinho de estimação e dos filhotes que estão a caminho. A primeira coisa que você deve fazer quando tiver a confirmação da gravidez da sua gatinha é levá-la ao veterinário para fazer um acompanhamento.

Outra dica interessante é que você busque informações sobre a gestação felina, assim, poderá entender as mudanças que, provavelmente, ocorrerão no corpo e no comportamento da sua gata. Além disso, também é importante conhecer sua fofuxa para saber ajudá-la quando ela precisar de você!

Como saber se a gatinha esta prenha

A gestação de gata dura 63 dias em média, e os primeiros sinais de gestação felina costuma aparecer após 30 dias, mas vale destacar que eles são sutis e dificilmente você notará. O diagnóstico definitivo só pode ser dado depois de 40 dias. Caso você desconfie que sua gata esteja prenha, observe os mamilos dela: a tendência é que eles fiquem mais rosados e sensíveis. Algumas raças podem sofrer com enjoos e vômitos.

Cuidados durante a gestação felina

É comum que a sua gatinha fique mais sensível, carinhosa e carente, por isso, procure dar mais atenção para ela e não economize nos cafunés. Uma boa forma de participar e se preparar para o momento do parto é montando o cantinho em que sua fofinha se sente à vontade e segura.

É importante que tenha uma atenção especial com a alimentação dos gatos. É normal que a gatinha sinta mais fome durante a gestação, por isso, o mais indicado é que consulte o veterinário para saber a quantidade ideal de alimento que deve oferecer.

A maturidade sexual da gata chega por volta do quinto mês de vida dela, por isso, se você não quer que ela tenha uma gestação, é mais seguro que faça a esterilização de gatos.

Artigos Relacionados