Ínicio > Gatos > Saude-felina > Gatos podem tomar leite?

Gatos podem tomar leite?

Gatos podem tomar leite?

Uma dúvida muito comum é se devemos dar leite para gatos. Apesar de gatinhos gostarem muito de leite, eles precisam do leite materno somente nas primeiras semanas de vida, depois do desmame ele se torna desnecessário. Dar a eles um pires de leite pode agradar, mas não faz bem, pois apesar dos gatos possuírem lactase, a ensima necessária para digerir a lactose, o leite de vaca possui baixa quantidade de proteínas e gorduras necessárias na nutrição felina. Além disso, oferece muito leite pode gerar dores, diarreia e vômito nos gatinhos, em função do excesso de lactose na alimentação.
 

Alimentação de gatos filhotes

 

Caso os gatinhos sejam órfãos, você pode dar a eles, até completarem 8 semanas, um substituto do leite materno, também chamado de sucedâneo do leite. Após esse período, pode ser introduzida uma ração de filhotes que é um alimento completo para gatos de até um ano. Essa troca deve ser feita gradualmente, para que o gatinho se acostume ao novo alimento.


Quando o gato atinge essa idade, em que pode começar a se ingerir alimentos sólidos, é importante lembrar-se de não dar comida caseira ou carne, pois além de não nutrirem completamente o animal, mais tarde ele provavelmente vai rejeitar a ração e dar trabalho até se acostumar com ela.


A Max possui o Max Milk Gatinhos Substituto do Leite Materno e a ração Max Cat Filhotes que foram desenvolvidos para suprir todas as necessidades dos filhotes.
 

Alimentação de gatos adultos

 

Além do leite, existem outros alimentos tóxicos para os gatos, entre eles estão o alho e a cebola. Os dois possuem alicina e dissulfeto de alipropila, que causam anemia em gatos, pois diminuem os glóbulos vermelhos. É muito importante tomar o cuidado de não deixar cair alho ou cebola no chão ao cozinhar.


Por volta de um ano os gatos entram na vida adulta e suas necessidades nutricionais mudam. É o momento de começar a oferecer ração para gatos adultos a ele.


A Max possui uma linha completa de rações para gatos adultos e também ração para gatos castrados que auxiliam na eliminação de pelos que os gatos ingerem, na diminuição do odor da urina e das fezes e na saúde do trato urinário.

Artigos Relacionados