Ínicio > Gatos > Saude-felina > Conheça 3 doenças de pele em gatos

Conheça 3 doenças de pele em gatos

Conheça 3 doenças de pele em gatos

As doenças de pele em gatos são comuns e causam muito incômodo aos pequenos bichanos. Em alguns casos, eles podem sofrer mudanças comportamentais que tem reflexo na qualidade de vida deles. Por isso, fique atento a qualquer alteração no comportamento do gato e não espere para levá-lo ao médico veterinário. Os cuidados com os gatos são importantes para o seu desenvolvimento saudável!

O diagnóstico precoce nas doenças de pele em gatos é importante para o sucesso do tratamento. Estes problemas de saúde são causados por diferentes fatores, entre eles estão as pulgas, ácaros, infecções bacterianas, alergias, problemas hormonais, lesões ou mesmo o estresse. Existem várias doenças que atingem a pelagem dos gatos e apenas o veterinário pode indicar o tratamento adequado.

Vamos apresentar os sintomas e causas de algumas doenças que prejudicam a pelagem dos gatos para você conhecer e notar quando algo errado está acontecendo.

Doenças de pele em gatos

Acne em gatos: se você pensava que a acne era uma exclusividade nossa, está enganado, pois existe a acne felina que é bastante comum. Este problema de pele em gatos é muito parecido com os cravos e espinhas que aparecem em nós pela produção excessiva de sebo. A acne felina pode aparecer na área do queixo e lábios, sendo importante o tratamento para evitar inflamações e machucados. Este problema não tem cura e pode surgir em todas as fases da vida do gato, entretanto, é mais frequente na puberdade, quanto ocorrem muitas alterações hormonais.

Dermatite alérgica de contato: a dermatite alérgica de contato se dá como uma reação do organismo a alguma substância ou elemento estranho que fica em contato com o animal. O principal sintoma desta doença de pele em gatos é a coceira e deve ser tratada com medicamentos orais e tópicos. É importante que a causa da alergia seja identificada e retirada do dia a dia do gatinho.

Dermatofitose em gatos: a dermatofitose em gatos é uma doença infecciosa conhecida como Tinha. Ela é causada por um fungo que se alimenta de tecido queratinizado, no caso dos gatos, atinge os pelos, unhas e pele. Apesar de ser uma doença felina que acontece em todas as fases da vida do animal, os gatinhos mais jovens são os mais afetados. É importante ressaltar que este problema de pele do felino é contagioso para outros animais e também para nós, por isso, o tratamento deve envolver a descontaminação do ambiente. 

Artigos Relacionados