Ínicio > Gatos > Saude-felina > Como ensinar seu gato a usar a caixinha de areia

Como ensinar seu gato a usar a caixinha de areia

Como ensinar seu gato a usar a caixinha de areia

Você comprou aquela caixinha de areia linda pro seu gatinho, mas ele simplesmente continua fazendo as necessidades fora dela? Fique tranquilo, pois vamos descobrir agora como ensinar o animal a fazer tudo direitinho, deixando todo mundo mais feliz.

 

A primeira coisa é ter uma caixinha adequada ao porte dele. Se ele é pequeno, mas você sabe que ainda vai crescer bastante, o ideal é já optar de cara pelas maiores. Outra dica é ter mais de uma caixa, isso facilita que o gato se adapte e caso ele não goste de uma delas, vai ter sempre uma outra alternativa que não aquele lugar inadequado, como o tapete.

 

A areia deve ser específica para esse uso, para não prejudicar os bichinhos. As areias que não são para gatos têm muita poeira, o que pode afetar o sistema respiratório deles. E nem de longe a gente quer que surja algum problema de saúde, né?! Uma boa dica é a areia à base de argila, que além de mais barata, absorve melhor o cheiro desagradável.

 

 

Com todo o material preparado, chegou a hora de escolher o melhor lugar para deixar a caixinha. Sem dúvidas, esse lugar precisa ser o mais reservado possível. Já reparou como os gatinhos adoram privacidade? Por isso, quanto menos movimentado for o ambiente, mais eficiente será. Lugares como salas e cozinhas devem ser evitados, dando preferência para lavanderias e varandas pouco frequentadas. Não mude a caixa de lugar a todo momento, mas se for preciso fazer essa mudança, faça gradativamente, afastando pouco a pouco ao longo dos dias.

 

No início da adaptação, limpe a areia somente uma vez ao dia, para que o gato associe o lugar com o cheiro. Da mesma maneira, se ele sujar o seu tapete, por exemplo, limpe imediatamente, para evitar que ele sinta o cheiro ali. Aliado a isso, não permita que o gatinho tenha livre circulação pela casa até que esteja fazendo as necessidades no lugar certo. Impor esses limites reduz drasticamente as possibilidade dele errar, viu?

 

Pequenos detalhes que fazem toda a diferença também devem ser levados em consideração. Não se deve colocar a caixa de areia muito perto dos potes de água e comida. Escolha uma areia sem odor, pois os perfumes podem desorientar o bichinho. Retire as fezes todos os dias e troque a areia uma vez por semana. No entanto, nos primeiros dias, especialmente se existiram problemas para se acostumar a usar a caixinha, seja menos rigoroso com a higiene.

 


Por fim, nunca aja com violência ou agressividade. Tenha paciência que logo tudo vai estar nos conformes. Eles se fazem de desentendidos, mas são espertos e logo estarão fazendo tudo no lugar certinho! 

Artigos Relacionados