Ínicio > Gatos > Saude-felina > Como dar banho em gato?

Como dar banho em gato?

Como dar banho em gato?

Quem já se aventurou a dar banho em gato sem muita preparação, sabe que o risco de sair com alguns arranhões felinos é grande. E, diferentemente do que a fama diz, não é porque os felinos odeiam o contato com água. Eles adoram colocar a patinha dentro do pote de água, ficar brincando com a água que goteja das torneiras e algumas raças amam nadar. Não podemos deixar de lado o fato de que os ancestrais dos gatos domésticos eram ótimos nadadores.

A aversão ao banho tem a ver com o comportamento do gato. Eles possuem uma personalidade independente e, por isso, não aceitam ser contrariados e, muito menos, fazer o que não está em seus planos.

Também é importante lembrar que os gatos são animais extremamente higiênicos e que conseguem se manter limpos sozinhos com as longas sessões de lambeção por todo o corpo. Sendo assim, pode poupar o estresse dos banhos periódicos que são dispensáveis quando o animal fica sempre em casa.

Mas também não podemos dizer que dar banho em gato é proibido, pois existem situações em que ele é necessário e fundamental, como quando saem de casa e voltam sujos, brincam com terra, quando possuem alguma doença de pele que exija o banho como parte do tratamento, ou mesmo se você adotar gato das ruas.

Como em qualquer situação no universo felino, para dar banho em gato é essencial ter jogo de cintura. A ideia é fazer o animal ter confiança de que aquela experiência será divertida e, para isso, não economize em brinquedos para gatos e brincadeiras que ajudem o animal a se aproximar do banho.

É claro que lidar com a personalidade desses pequenos rebeldes não é nada simples, por isso preparamos algumas dicas de como dar banho em gato sem colecionar cicatrizes de arranhões. 

Cortar unha de gato

Antes de qualquer coisa, é fundamental cortar a unha do gato para que ele não as use em você. Isso deve ser feito com segurança e, por isso, você precisa de um cortador de unha para gatos e informações sobre quais cuidados deve ter.

Como o corte já vai causar um estresse ao gato, recomenda-se que o banho não seja no mesmo dia.

Escovar gato

Comece o ritual do banho com a escovação. Esse passo irá eliminar os nós no pelo, o mais grosso da sujeira e diminuirá o tempo na água. O processo pode começar com algumas brincadeiras e os brinquedos favoritos do gato, o que fará o animal relaxar, gastar energia e se distrair com a diversão.

Brinquedos para gato na banheira

Coloque os brinquedos para gato na banheira e comece a instigar o felino para que ele entre e se acostume. Quando sentir que ele está à vontade, tente colocar um pouquinho de água morna e faça-o pensar que é parte da brincadeira.

Aos poucos, vá aumentando a água e dê início aos trabalhos do banho. Mantenha sempre a calma e, se achar que ficará mais à vontade, pode usar uma luva de borracha.

Muita calma no primeiro banho do gato

Não insista se sentir seu amigão apavorado, agressivo ou miando muito - principalmente se for o primeiro banho dele. Como bem diz o ditado: a primeira impressão é a que fica.

Caso o banho em gato não seja concluído, você pode usar uma toalha úmida para limpar o felino ou optar por um banho a seco. Este último é feito com produtos específicos para o felino e são aplicados como se estivesse escovando o animal. 

Artigos Relacionados