Ínicio > Gatos > Saude-felina > Como acabar com o carrapato em gatos?

Como acabar com o carrapato em gatos?

Como acabar com o carrapato em gatos?

Um passeio no parque, uma saidinha de casa ou a visita de um animal infectado podem atrair  carrapato em gatos. Esse é um problema de saúde que deve ser tratado rapidamente, pois tira a qualidade de vida do seu animal de estimação e ainda pode causar complicações. Além da coceira e desconforto, os parasitas que causam a doença podem transmitir zoonoses fatais, tanto para os gatos quanto para nós.

Dentre as principais patologias transmitidas pelo carrapato — chamadas de doença do carrapato — estão a febre maculosa, erlichiose, babesiose e borreliose. Doenças graves que podem ser evitadas com alguns cuidados para acabar com os carrapatos rapidamente.

Como saber se o gato tem carrapato?

Os carrapatos são aracnídeos com corpo em formato oval, possuem oito patas e cabeça bem-pequena que ficam dentro do corpo do felino para sugar seu sangue. Diferentemente do que muitos pensam, não é simples identificar um carrapato — a menos que ele tenha se alimentado com bastante sangue e apresente o corpo grande e inchado.

A saliva do carrapato possui propriedades anestésicas, por isso o animal não se coçará quando o parasita se instalar; isso dificulta ainda mais a identificação do problema logo no início. A coceira aparece quando o efeito anestésico cessa.

A presença de carrapatos no animal também pode ser identificada pela marca da picada, que é vermelha e apresenta uma inflamação.

Como eliminar o carrapato do gato?

Para acabar com os carrapatos no seu gato é precisa remover todos os parasitas que estão no corpo do animal e administrar a medicação correta. Apenas um médico veterinário pode fazer isso. Muitas pessoas tiram os carrapatos em casa de forma improvisada, mas isso é um risco ao animal; pois se não for feito da maneira correta, poderá causar infecções.

Outro cuidado é manter o ambiente limpo, quintal e jardim com grama cortada e evitar a entrada de animais estranhos em casa.  

Como prevenir o carrapato em gatos

A melhor forma de cuidar do gatinho para evitar os efeitos nocivos da doença do carrapato é investindo na prevenção. O verão e a primavera são as estações em que as parasitoses mais atacam nossos bichinhos, pois a reprodução do carrapato é acelerada pelo clima quente e úmido. Por isso, atenção redobrada nesses períodos.

Evite passear com o gato em locais com grande circulação de animais e, sempre que voltar para casa, tenha o cuidado de fazer uma inspeção por todo o corpo do pequeno, tendo atenção atrás das orelhas, pescoço e entre os dedos. Esse é um bom momento para fazer a escovação do felino, principalmente no caso de gatos de pelos longos.

Cuidar do ambiente onde o bichano vive também é fundamental; assim eliminará as chances de ter, em casa, um ambiente favorável para o desenvolvimento dos parasitas.

Uma das formas mais eficientes de prevenção da doença do carrapato é usando carrapaticidas. Para encontrar o melhor para seu companheiro é fundamental pedir a orientação de um veterinário.

Artigos Relacionados