Ínicio > Gatos > Saude-felina > Aprenda a acabar com pulgas em gatos

Aprenda a acabar com pulgas em gatos

Aprenda a acabar com pulgas em gatos

Não tem coração que aguente ver seu lindinho se coçando inteiro e até se machucando de tanto que esfrega as patinhas pelo corpo. Isso é o que acontece quando aparecem as pulgas em gatos. Elas não dão trégua, tiram a paz do animal que acaba perdendo o sono e sofrendo com a queda de pelos e outros efeitos que não são nada agradáveis.

As picadas das pulgas podem causar complicações maiores que a coceira e os incômodos, pois existe a possibilidade de o animal apresentar um quadro alérgico ou, então, a coceira desencadear ulcerações que, se não tratadas, abrem espaço para infecções.

Para não deixar seu fofuxo sofrendo com esse problema, é essencial que observe o comportamento dele e saiba reconhecer qualquer mudança. Quando perceber os primeiros sinais, não perca tempo e cuide de acabar com isso. Para te ajudar nessa missão, criamos um passo a passo com tudo que precisa saber sobre como acabar com pulgas em gatos.

Passo a passo para acabar com pulgas em gatos

A coceira é um sintoma de várias doenças felinas, por isso você deve ter um diagnóstico preciso sobre o que pode causá-la e, só assim, poderá começar o tratamento correto. Desse modo, o mais indicado é que procure a orientação de um veterinário, pois poderá tirar todas as suas dúvidas e não errar com medicação que pode prejudicar a saúde do gato.

Existem diversos produtos como comprimidos para pulgas, coleiras, veneno, e muitos outros que prometem eliminar pulgas em gatos, mas o uso sem orientação profissional pode ter um efeito contrário. Lembre-se de que o mais importante é a segurança e o bem-estar do seu gatinho.

De onde vem a infestação de pulgas

Antes de começar a saga para livrar seu bichano disso, é importante que você saiba identificar a origem das pulgas. Isso é importante para evitar tal situação depois que o problema estiver resolvido. Para isso, pense na rotina que o gato teve nos últimos dias, se fez passeios, teve contato com outros animais, fugiu de casa ou algo fora do comum que possa justificar os parasitas.

Conheça o inimigo!

Acabar com as pulgas não é fácil, principalmente porque se reproduzem muito rápido. O ciclo de vida das pulgas dura, em média, dois meses e nesse período podem gerar cerca de 2 mil ovos. Imagina esse número multiplicado pela quantidade de parasitas que estão no seu gato. É desesperador só imaginar, né? Quanto mais demorado for o diagnóstico e o tratamento, maior o prejuízo para a saúde do animal.

Como matar pulgas do gato?

Se você procura por uma solução definitiva para essa questão, pode parar de se concentrar apenas nos parasitas que estão no corpo do gato, pois o maior complicador está no ambiente em que o felino vive. Depois que as pulgas se instalam no animal, todo o meio que ele frequenta passa a ter ovos, larvas e pupas. Isso acontece porque apenas as pulgas adultas ficam no hospedeiro, o que corresponde apenas a 5% de todo o problema.

Por isso, o principal cuidado para acabar com as pulgas em gatos é cuidar da higienização de todos os cantinhos da sua casa e isso inclui quintal, sofá, tapete, lençóis, carro e até as roupas que você usou que teve contato com o bichano. Faça uma limpeza cuidadosa com aspirador de pó, lavagem das roupas com água quente e finalize com a aplicação de uma solução de vinagre com água quente por toda a casa. Isso deve ser repetido algumas vezes até que o problema seja eliminado de vez.

Para acabar com os parasitas que estão no corpo do gato, o veterinário recomendará um remédio para pulga e é fundamental que respeite a dosagem e a frequência da medicação.

Uma forma de evitar a infestação é manter a casa sempre bem higienizada, fugir de passeios com o gato em locais sem higiene adequada e não permitir o contato do felino com outros animais que estejam com coceira. 

Artigos Relacionados