Ínicio > Gatos > Lar-doce-lar > Dicas de segurança para gatinhos que vivem em apartamento

Dicas de segurança para gatinhos que vivem em apartamento

Dicas de segurança para gatinhos que vivem em apartamento
Os gatinhos cada vez mais ganham espaço no coração das pessoas, e já comprovaram que são ótima companhia para aqueles que vivem em família, ou então, sozinhos.
 
Por serem considerados livres, existem mitos de que gatinhos não conseguem se adaptar a ambientes pequenos, como apartamentos. Na verdade, esses fofinhos são a melhor pedida para quem vive com pouco espaço!
 
Além de serem extremamente higiênicos, os bichanos dificilmente são proibidos pelas leis do condomínio, o ronronar é baixo e os bichinhos ficam dentro do apartamento com muita facilidade.
 
Quais os cuidados que preciso para ter um gatinho em apartamento?
 
O primeiro passo – e fundamental – é colocar telas de proteção nas janelas. Sabemos que nossos fofuxos são capazes de escalar alturas inimagináveis, mas por cuidado, melhor não arriscar! Quando os espaços de saída ficam livres, é claro que o lindão vai querer sair para uma voltinha rotineira. Mas e se você mora em um andar alto?
 
Os gatinhos que vivem em apartamentos tem a expectativa de vida maior, pois dentro de casa estão imunes as brigas de ruas, acidentes, maus tratos e doenças. Você sabia que os fofuxos que tem acesso livre a rua tem uma expectativa de vida de dois anos, enquanto os que vivem em casa tem essa expectativa aumentada para 16 anos? 
 
As telas também são importantes nas janelas inclináveis, independente do tamanho. Um descuido pode ser fatal para o fofinho, pois além de arriscar a própria vida, pular de alturas mais altas, pode trazer lesões e machucar o lindinho. Não queremos isso, não é mesmo?
 
Você já colocou a tela de proteção de nylon, mas os fofuxos roeram e acabou comprometendo a segurança dela?
 
Isso é muito comum de acontecer, por isso, temos uma dica bem legal, basta substituir o nylon por telas de PVC galvanizado. É uma alternativa muito mais segura, além de ter o mesmo formato e estética.
 
Como manter o fofuxo ativo dentro do apartamento?
 
Antes de qualquer coisa, como os anjinhos estarão dentro de casa, não deixe as unhas grandes! Elas são usadas somente quando eles têm acesso à rua e usam como defesa. Dentro de casa, mantê-las grandes vai fazer com que as unhas compridas enrosquem em brinquedos e móveis. Corte as unhas do seu gatinho apenas com o médico veterinário, pois é preciso tomar muito cuidado com as veias dele, ok?
 
O gatinho em apartamento entende muito bem a importância de ter um arranhador em casa, porque caso não tiver, ele vai optar por qualquer outro objeto para fazer isso. Deixe sempre a vista nos espaços por onde costuma passar.
 
E as bolinhas são uma boa pedida para ter sempre no apartamento. Eles adoram e não cansam de brincar, principalmente se tiver algum barulhinho para correrem atrás.
 
É possível ter conforto quando o gatinho vive em apartamento?
 
É claro que sim! Tenha as caixinhas de areia sempre limpas para as necessidades fisiológicas dos fofuxos, deixe uma caminha bem gostosa e macia, e não se esqueça do principal: encham os gatinhos de amor e carinho, assim, impossível não se sentirem em casa.

Artigos Relacionados