Ínicio > Gatos > Lar-doce-lar > Cuidados com gatos: como deixar o peludo feliz

Cuidados com gatos: como deixar o peludo feliz

Cuidados com gatos: como deixar o peludo feliz

Cuidar do bem-estar e da saúde do seu animal de estimação deve ser sua missão diária. Eles são nossos filhinhos e precisam de muitas demonstrações de afeto para sentirem como são importantes em nossas vidas. Os cuidados com gatos são as maiores provas de amor que poderíamos dar e eles sabem valorizar com muitos carinhos. Cada gesto simples tem seu valor e você precisa ter atenção para não deixar que nenhum descuido atrapalhe o desenvolvimento dele.

Saber como cuidar de gatos pode ser uma empreitada misteriosa se você é uma mamãe de primeira viagem, mas não fique insegura! Temos todas as dicas que precisa para fazer seu lindinho ser saudável e feliz. A saúde e a vitalidade do felino dependem de diversas questões, como alimentação, higiene, brincadeiras, passeios e acompanhamento veterinário; por isso, nossas principais dicas são direcionadas a esses assuntos.

Cuidados com alimentação do gato

A alimentação do gato é um cuidado fundamental que merece muita atenção. O tipo de alimento que o felino recebe influencia no desenvolvimento, bem-estar e saúde dele; por isso, tenha sempre a preocupação de escolher a melhor ração para gato. O ideal é que opte por uma ração feita com proteínas de fontes nobres que tenham alto nível de aproveitamento e seja adequada à idade do seu filhinho.

Como fazer o gato beber mais água

Outro cuidado que não podemos deixar de lado é a hidratação do gato. Eles precisam de um empurrãozinho para ingerir bastante água, principalmente porque precisam de muito líquido para evitar doenças renais que, infelizmente, são comuns nos felinos.

Para isso, procure manter o bebedouro para gato sempre limpo, com água fresca, e siga as nossas dicas abaixo:

● Espalhe vasilhas de água pela casa. É indicado que cada cômodo tenha uma. Quanto mais acessível estiver, mais líquido o felino irá tomar.

● A água do seu gatinho deve estar sempre fresca e para isso, é importante que você  troque várias vezes ao dia;

● Você já percebeu que seu felino adora beber água da torneira? Isso é porque eles gostam de água corrente. As fontes de água para gato têm a função de oxigenar a água e mantê-la em movimento, deixando-a mais atrativa para o felino.

● Teste os formatos das vasilhas de água até encontrar uma que o fofuxo aceite melhor.

Faça uma caminha de gato

Se você tem um gato em casa, já sabe que dormir é o passatempo favorito dele. Para deixar esse momento ainda mais gostoso, a nossa dica é que você monte alguns cantinhos confortáveis para ele. Você mesmo pode fazer uma caminha de gato em casa sem gastar nada. Basta pegar uma caixa de papelão, fazer uma abertura na lateral e colocar uma almofada ou cobertinha velha dentro para deixar mais confortável.

Limpar a caixa de areia para gato

Manter a caixa de areia para gato sempre limpinha é um cuidado com a sua casa, que ficará livre de odores desagradáveis; mas também com o felino, que se sentirá confortável para usá-la novamente. Não é segredo que eles são extremamente higiênicos, por isso só aceitam fazer suas necessidades em locais limpos.

É importante destacar que nunca devemos deixar a caixa de areia para gato próxima do pote de ração ou vasilha de água, pois eles rejeitarão o alimento.

Brincar com gatos

Não é porque eles são extremamente independentes e gostam de dormir, que não precisam de atenção. É fundamental dedicar um tempo do seu dia para brincar com o gato. Esse cuidado com ele ajuda a melhorar a relação entre vocês e também é importante para a saúde do animal, já que a prática de exercícios físicos deve fazer parte do dia a dia do seu animal de estimação. 

Cuidados com gatos: importância do acompanhamento veterinário

Manter uma rotina de visitas ao veterinário é importante para que o animal passe por exames preventivos e seja diagnosticado precocemente, caso exista algum problema. Além disso, cuide para manter a carteirinha de vacinação em dia. É um cuidado com o gato que pode ser simples, mas faz toda a diferença no desenvolvimento e na saúde dele. 

Artigos Relacionados