Ínicio > Gatos > Lar-doce-lar > Como limpar o comedouro dos seus gatos

Como limpar o comedouro dos seus gatos

Como limpar o comedouro dos seus gatos

O comedouro para gatos é um item que faz parte do dia a dia do seu animalzinho de estimação, por isso, a limpeza deste recipiente também precisa entrar para sua rotina, pois o descuido com a higienização destes artigos pode causar desconfortos e até doenças no seu gatinho.

Existem vários tipos de comedouro para gatos e a forma correta de limpá-los pode variar conforme o material em que são fabricados.

Comedouro inox: está entre os mais higiênicos, pois não possui poros, o que dificulta a proliferação de bactérias. A limpeza deste tipo de recipiente pode ser feita com detergente neutro e para desinfetar, use água quente.

Comedouro de cerâmica: aqueça o recipiente por três minutos no micro-ondas ou lave com água fervente diariamente. Opte por vasilhas sem polimento, pois a tinta ou verniz utilizado para polir pode causar intoxicação no seu bichinho.

Comedouro plástico: a forma mais utilizada para a limpeza da tigela é o aquecimento no micro-ondas ou lavagem com água fervente, mas estes métodos podem liberar uma substância nociva aos gatos, por isso, opte por outro tipo de material.

Comedouro de vidro: assim como o fabricado em inox, esta opção é uma das melhores, pois é higiênica e fácil de desinfetar. Use detergente neutro e água fervente, ou coloque por três minutos no micro-ondas.

Em todos os casos, o ideal é que a higienização seja diária para evitar a proliferação de fungos e bactérias que possam deixar seu bichinho doente. Entre as consequências que o acúmulo de sujeira pode causar, estão a diarreia, intoxicação alimentar e alergias.

Tenha o cuidado de manter limpos o comedouro, bebedouro e todo o ambiente em que o gato se alimenta, pois a não higienização influencia na alimentação do gato.

Artigos Relacionados