Selecione o idioma:
Você está em: Gatos > Lar doce lar > Como criar laço...

Dicas e cuidados com o seu gato

Como criar laços com seu gato e torná-lo um membro da família

Como criar laços com seu gato e torná-lo um membro da família

Para quem acabou de adotar um gatinho ou para quem já tem um gato em casa aqui vão algumas dicas para que vocês se familiarizem um com outro. Esses passos são ótimos pois ajudam o gato e você a se conhecerem melhor e a respeitar o espaço de cada um, afinal de contas quem tem gato sabe que ele apesar de ser muito amável, também gosta de liberdade!

 

A primeira dica é fazer com que o gato se familiarize com seu cheiro. No cantinho em que ele dorme, forre o lugar com roupas velhas que possuam seu cheiro. Dessa forma aos poucos ele vai se acostumar com seu cheirinho.

 

Caso seu gato seja muito tímido ou muito desconfiado a primeira coisa a fazer é deixar que ele vá até você, no ritmo dele. Para isso você deve se mostrar disponível para ele. Uma ótima maneira de fazer isso é sentando-se no chão em um local em que ele gosta de ficar. Leia algum livro, deite-se. Coloque alguns pedaços de comida para gato perto de você. Deixa que ele venha pegar, mas só se aproxime dele se ele permitir. Paciência é a chave aqui. Uma forma de acelerar o processo é usando brinquedinhos. Gatos adoram perseguir lasers, use isso a seu favor!

 

 

Assim que ele se sentir mais confortável comece aos poucos a pegar ele no colo e a conversar com ele. Procure ficar no mesmo lugar enquanto conversa com ele, assim você evita distrações. Esse primeiro passo deve durar em torno de 5 minutinhos ou até que você perceba que o gato ficou enjoado. Na hora de colocar ele no chão, procure deixá-lo em um canto da casa que ele goste.

 

O próximo passo é começar a se sentar com ele em seu colo. Aja da mesma forma que no passo anterior, mas permaneca sentado. Faça carícias e sorria para ele, mostre que está feliz por estar com ele. Caso ele queira fazer brincadeiras mais agressivas do tipo de morder ou arranhar, diga de maneira firme “Não” e coloque-o no chão.

 

 

Depois disso, com ele em seu colo passeie pela casa e converse com ele. Tente sempre concentrar o foco dele em você, afinal, o objetivo aqui é criar um laço com seu gato.

 

Cada passo pode ser feito em 5 minutinhos e após o término de cada um dê sempre um agrado para seu gato! Uma dica importante é não se apressar, siga o seu ritmo e o ritmo do seu gato. Nem sempre ele estará com disposição para ficar no seu colo, nesse caso não insista, lembre-se que isso não é uma corrida, tudo deve acontecer de maneira natural.

 

Essas foram algumas dicas para você criar laços com seu gatinho. Não se esqueça também de reservar um cantinho da casa para seu gato, dessa forma sempre que ele quiser ficar sozinho, ele poderá ir para o cantinho dele. No próximo post nós daremos dicas de como criar esse lugar especial para o seu bicho!