Selecione o idioma:
Você está em: Gatos > Lar doce lar > Adotei mais um ...

Dicas e cuidados com o seu gato

Adotei mais um gato, e agora?

Adotei mais um gato, e agora?

Nós já sabemos que dividir o espaço com outra pessoa é complicado no começo, e claro, com nossos gatinhos não seria diferente. Eles também têm dificuldades quando um novo peludo chega à sua casa. Então, o que fazer para tornar essa relação amigável? Paciência pode ser definida como a palavra chave, mas cada caso é um caso, por isso pensamos em algumas dicas para te ajudar:

 

·         Se seu bichano for mais velho, será um pouco mais difícil acostumá-lo com a ideia de dividir o espaço com outro gato, afinal ele já se sente o rei do lar. Porém, não é nada impossível. Basta ter bastante paciência e saber que eles também têm o tempo deles. Por isso é importante respeitar esse processo de adaptação.

 

·         Se seu gato for macho, uma companhia feminina é uma boa escolha, assim seu galã aceitará melhor a ideia de dividir o espaço. Mas é importante tomar os mesmos cuidados para que ambos se aproximem de forma natural, sem prejudicar a convivência e harmonia do seu lar.

 

·         Se seu gatinho ainda é jovem será mais fácil, pois nesta idade, uma nova companhia pra explorar a casa, descobrir esconderijos e fazer brincadeiras é fantástico para eles. Se você tem uma gatinha, a recepção de um novo bigodudo em casa também ocorrerá de maneira mais simples.

 

Neste processo de adaptação dos seus amiguinhos, é importante não foçar o convívio logo de início. Acomode o novo morador em outro cômodo da casa, assim começa a familiarização do ambiente, de forma que o gato antigo não sinta uma invasão de espaço ou ciúmes logo de cara. Lembre-se também de providenciar tigelas de comida e água diferentes das que você já usava com seu primeiro gato. Além disso, uma caixinha de areia exclusiva para cada animal é a melhor solução, pois apenas gatos com parentesco se permitem dividir a caixinha.

 

As brincadeiras que obtiverem sucesso podem ser recompensadas, assim eles aprendem que a diversão é bem vinda em seu lar. E por último, mas tão importante quanto às outras etapas, não se esqueça de brincar com seu gato antigo. Tire um tempo só para vocês, pois isso irá acalmá-lo e fará com que ele perceba que você o ama igual que antes. Além disso, é importante dedicar a outra parte do tempo ao novo gatinho, para que ele se sinta acolhido e saiba que tem uma nova família que o amará muito.

 

Aos poucos você perceberá que a convivência vai melhorando, e a partir deste momento é só dividir o carinho com os dois e curtir a nova família!

 

Boa sorte! =^.^=