Ínicio > Gatos > Lar-doce-lar > 7 dicas que farão com que seu gatinho tome mais água

7 dicas que farão com que seu gatinho tome mais água

7 dicas que farão com que seu gatinho tome mais água

Quem conhece bem os gatinhos sabe como é difícil fazer com que tomem água frequentemente. A falta de água no organismo do peludinho pode fazer com que sofram sérios problemas de saúde, principalmente aqueles que se alimentam com a ração seca, uma vez que contém aproximadamente 12% de umidade.

Entre os eventuais problemas que surgem com a desidratação, estão as infecções urinárias, cálculos renais, entre outras enfermidades nos rins e na bexiga.

Uma certeza é a de que os gatinhos são bastante seletivos com a água que bebem, por serem animais extremamente limpos e sistemáticos com a limpeza ao seu redor. Se a água não for trocada constantemente, deixa de ser atrativa para eles.

Quer saber como fazer com que o seu gatinho beba mais água? Separamos algumas dicas que podem ajudar você. ;)

1 – Deixe a água longe da caixinha de areia!

Um dos motivos que fazem com que o bichano não tome água é o local onde fica o recipiente. Se estiver próximo da caixinha de areia, procure fazer uma mudança e deixe distante, valendo também para a ração. Gatos não gostam de misturar o universo do banheirinho com o momento de comer e/ou beber água.

2 – Água fresca? Sempre!

Recomendamos que troque frequentemente a água do potinho, mesmo que cheio, pois os peludinhos gostam que esteja sempre fresca. Faça isso, ao menos, uma vez ao dia.

Já em relação ao recipiente, é importante que seja sempre lavado, caso acumule algum tipo de cheiro, pode afastar o animal,  reduzindo as chances de fazer com que tome água.

3 – Já tentou a água corrente?

O método é uma das boas pedidas para estimular os peludinhos, mas todo cuidado é pouco para evitar o desperdício deixando a água correr diretamente da torneira! Uma solução bem propícia é a fonte.

4 -  Mais de um potinho pela casa: pode funcionar!

Procure colocar recipientes com água por locais onde o gatinho costuma circular, assim, durante a passagem, ele pode lembrar que precisa tomar água.

5 – Tigela fora de casa? Cuidado!

Existem gatinhos que costumam ficar no quintal de casa, por isso, os potinhos também ficam na área externa, mas eis um cuidado importante: o sol!

6 – Formato e material do potinho!

Por serem extremamente sensíveis, o bigode pode ser um fator fundamental para a escolha do potinho ideal, pois não gostam que molhem ou encoste na beira do recipiente. Experimente alguns modelos e veja qual o lindinho se adapta melhor!

Já em relação ao material, procure por um de porcelana ou vidro, estes podem ser mais atrativos.

7 – Cubinhos de gelo? Sim, senhor!

Um cubinho de gelo flutuando na vasilha pode ser TUDO para um gatinho! Experimente colocar um e deixar com que ele brinque, assim, tomar água pode se tornar ainda mais divertido para ele! 

Artigos Relacionados