Ínicio > Gatos > Lar-doce-lar > 3 dicas que farão do arranhador o brinquedo predileto do seu gatinho

3 dicas que farão do arranhador o brinquedo predileto do seu gatinho

3 dicas que farão do arranhador o brinquedo predileto do seu gatinho

Já se perguntou quais motivos do seu gatinho gostar tanto de arranhar e o que fazer para contê-lo, evitando assim, estragar seus móveis? Antes de mencionar qualquer coisa, saiba que os felinos fazem isso porque é de sua natureza manter as unhas afiadas, além de que os arranhões são uma maneira de demarcar território, o que é natural para animais de caça.

 

Além de ser uma ação instintiva para os peludinhos, essa também é uma forma de praticarem uma atividade física, pois alonga e contrai os ombros, as pernas e as patas. O lado bom é que os gatinhos podem fazer tudo isso com algo bastante interativo e divertido, que é através do arranhador.

 

Tudo bem, você é a mamãe que vai dizer que já pensou nisso, mas que o felino não ligou nenhum pouquinho para o arranhador e que continua arranhando os móveis da casa? É por isso que estamos aqui, pois descobrimos algumas diquinhas valiosas e vamos compartilhar tudinho neste instante, confira como estimular o gatinho a usar o arranhador:

 

1 – Preciso de dicas para a compra do arranhador

Você deve considerar a altura do objeto, levando em conta o tamanho do felino esticado, pois o brinquedo também é um ótimo espreguiçador. O arranhador deve ser firme, que não entorte e nem amasse com o peso do peludinho, mas que também não seja grande ou pesado, para que não machuque o gatinho se o objeto cair em cima dele. É fundamental que o arranhador seja áspero e resistente.

 

2 – Saiba onde deixar o arranhador

Para despertar a atenção do lindinho é importante que o arranhador esteja em um local estratégico, por isso procure deixá-lo bem próximo dos objetos em que o bichano estava arranhando e compre mais de um arranhador se forem vários os móveis que estavam sendo arranhados pelo felino – ou se você tiver mais de um bichinho de estimação. Para fazer com que ele se interesse pelo arranhador, deixe uma peça de roupa com o seu cheiro, assim, o peludo assimilará o objeto como algo muito mais atraente.

 

3 – Como fazer o gatinho usar o arranhador

Nos primeiros dias é importante que você estimule o gatinho a usar o objeto, por isso, procure levá-lo até o arranhador, fazer carinho e movimentos que instiguem a descoberta do peludinho. É recomendável que use um pouco de catnip na superfície, pois pode torná-lo mais atraente, mas, principalmente, elogie o felino quando usar o arranhador – aproveite e presenteie com um delicioso petisco.

Outra dica bem legal é pendurar algum brinquedinho que chame a atenção do gatinho, assim, durante a brincadeira, ele vai perceber quão gostoso é brincar no arranhador.

Artigos Relacionados