Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > O que as crianças aprendem com gatos filhotes?

O que as crianças aprendem com gatos filhotes?

O que as crianças aprendem com gatos filhotes?

Tem relação mais bonita que a desses dois pequenos crescendo e aprendendo juntos? Além de se divertirem uns com os outros, os gatos filhotes e as crianças formam uma parceria que vai além das brincadeiras. Os felinos podem ensinar muito e contribuir para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e muito mais feliz. Separamos algumas lições que as crianças aprendem com gatos filhotes, mas quem tem um felino em casa sabe que os ensinamentos são diários.

1. Importância da responsabilidade

Os gatinhos, principalmente no início da vida, precisam da nossa ajuda para terem um crescimento saudável. Quando as crianças nos veem cuidando dos bichanos, elas aprendem a importância de cada responsabilidade. Para reforçar isso, é fundamental que você sempre as envolva em todos os cuidados com o gato e, aos poucos, vá dando algumas tarefas que elas possam desempenhar sozinhas. 

2. Desenvolvimento de atividades motoras

Para brincar, fazer carinho e pegar o gatinho filhote no colo é importante saber qual o gesto certo, a pressão exata e isso ajuda as crianças a desenvolverem suas habilidades motoras. Ao começar essa amizade, é importante que você esteja por perto e vá ensinando os primeiro passos, depois verá que eles se entendem muito bem juntos. 

3. Respeito com o comportamento do gato

É normal que em um primeiro momento as crianças queiram correr atrás do animal, pegá-lo, apertá-lo e sabemos que isso é tudo o que os felinos não querem. Eles são reservados e precisam ser abordados com um jeitinho especial, por isso a criança aprenderá que cada um possui uma particularidade que deve ser respeitada. 

4. Amor retribuído

O amor dos animais é sincero e as crianças aprendem a reconhecer isso. Elas passam a entender que uma amizade verdadeira pode surgir de qualquer relação e a qualquer momento. E conseguem ver o quanto é importante ter um amigo para todas as horas. 

5. Oferecer sempre o melhor, faz a diferença

Quando amamos nossos animais de estimação, temos sempre o cuidado de oferecer o melhor para que tenham mais qualidade de vida. As crianças aprendem que quanto mais amor elas colocam na amizade com o gato filhote, mais eles demonstram estar felizes. 

Artigos Relacionados