Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Por que os gatos mordem?

Por que os gatos mordem?

Por que os gatos mordem?

Adotou um gato e de brinde tem recebido algumas mordidas? Saiba que existem diversas razões para que isso aconteça e nem sempre é sinal de problema, mas não devemos estimular tal comportamento. Quer saber por que os gatos mordem? Continue lendo esse artigo.

Por que os gatos mordem e quando pode acontecer?

Se o seu gato é apenas um filhote, receber algumas “mordidinhas” não é tão anormal assim, e pode ser até uma demonstração de afeto. O comportamento do gato enquanto filhote envolve algumas brincadeiras e curiosidades, pois é dessa forma que ele desenvolve suas habilidades de caça.

Isso não significa que você deve estimular esse comportamento felino, ok? Pelo contrário, a dica é oferecer brinquedos para gatos, petiscos e tudo o que possa desviar a atenção dele de uma forma saudável. É importante mostrar ao seu amigo que a sua mão não é um brinquedo e que esse tipo de “carinho”, mesmo sendo uma mordida de leve, não é legal.

Gatos que não foram ensinados a brincar da forma correta durante a fase filhote, podem desenvolver um comportamento agressivo, envolvendo mordidas e até arranhões. Nesse caso, é preciso ter paciência e entender melhor a origem do problema. Tente fazer carinho e oferecer prêmios (como patê para gato, por exemplo) quando o gato tiver uma atitude carinhosa com você, dessa forma ele vai diminuindo o comportamento agressivo e ficando mais tranquilo.

O medo costuma ser um forte motivo para que ocorra a mordida de gato. Quando os felinos se sentem em perigo, morder se torna uma defesa contra a ameaça. Situações estressantes, como tomar banho ou vacina, por exemplo, também podem ser um gatilho.

É fácil identificar quando eles se sentem dessa forma: orelhas para trás, olhar fixo e até arrepios pelo corpo. Pode ter certeza que algo está errado. E se isso acontecer durante uma brincadeira, é melhor interromper antes de levar uma bela mordida com os dentes afiados de um felino.

A mordida de gato pode transmitir doença

Vamos combinar que receber uma mordida de gato não é a melhor sensação do mundo, né? Principalmente, se for de uma maneira mais agressiva. Caso aconteça um acidente e a mordida perfure a sua pele, vá o mais rápido possível para o hospital.

O motivo é muito sério: você corre o risco de contrair a doença da mordida de gato. A bactéria Pasteurella multocida, encontrada na saliva da maioria dos felinos, é a causa da doença.

Há diversas opções de brinquedos, mordedores e arranhadores no mercado. Essa é a solução mais prática, eficaz e divertida para que o seu gatinho possa desenvolver suas habilidades sem causar acidentes ou prejuízos para você. Vale a pena tentar, né? :)

Artigos Relacionados