Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Por que gatos ronronam?

Por que gatos ronronam?

Por que gatos ronronam?

Tem coisa mais deliciosa que sentir seu fofuxo se esfregando em você e fazendo aquele som de um jeitinho que só ele sabe? É o melhor carinho que poderia ter, pois este barulho é o ronronar e significa que seu amigo adora a sua companhia! Mas, o prazer por estar em sua companhia não é o único motivo; por isso, vamos entrar no mundo dos fofuxinhos para entender por que os gatos ronronam!

O ronronar é uma das formas de expressão mais marcantes dos gatos. É um som tão característico que você reconheceria facilmente. Além dos gatos, outros felinos também emitem este barulho que vem da contração de músculos da laringe. Nem sempre é fácil interpretar o que o pequenos querem dizer, pois usam este barulho para diversos comportamentos.

Entender porque os gatos ronronam é interessante para identificar pontos  importantes do seu comportamento. Assim, você se aproximará mais do animal dando aquilo que ele precisa e terão uma relação com mais companheirismo. Por isso, vamos mergulhar no comportamento dos gatos para conseguir desvendar tudo sobre o ronronar.

Gato ronronando porque quer brincar

O ronronar mais gostoso de ouvir é aquele que que vem acompanhado por um carinho, pois é um convite irresistível para brincadeira. Eles estão dizendo que querem interagir com você ou com outros animais.

Alguns estudos apontam que, ao ronronar, os gatos liberam endorfina no cérebro e isso é engatilhado em situações de prazer, dor e irritação. Por isso, este comportamento do gato é ainda considerado um assunto que merece muita investigação. Saber interpretar depende da proximidade que você tem com seu gato, então é importante sempre reservar um tempo para ele. 

Artigos Relacionados