Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Gato miando muito! O que pode ser?

Gato miando muito! O que pode ser?

Gato miando muito! O que pode ser?

Por natureza, o felino é um animal tranquilo e pouco barulhento. Mas se você chegou aqui porque tem um gato miando muito em casa, então saiba que existe algo errado e é importante saber identificar o motivo de tanta agitação. O miado do gato é uma forma de comunicação; por isso, se ouvir este som do seu fofuxo, saiba que ele quer dizer algo e é sua missão entender.

Conviver com um felino miando o tempo todo, dia e noite, não é nada agradável – principalmente por indicar que ele está com algum problema e você não está sabendo como resolver. A causa para este comportamento do gato pode ter origem em diversas questões, como mudança de rotina, uma dieta para redução de peso, ansiedade, carência, energia acumulada ou até mesmo uma reação condicionada por você com recompensas em momentos inadequados.

Vamos apontar algumas situações que podem levar o gato a miar excessivamente. Observe seu animal de estimação e veja em qual caso ele se encaixa melhor. Conhecendo o motivo do problema, saberá qual o caminho mais eficiente para resolvê-lo.

Gato miando muito porque quer atenção

Apesar de serem mais independentes que os cães, os gatos também precisam da sua atenção e adoram brincar, ganhar carinhos e ficar com você. E quando não têm isso, ficam carentes e fazem de tudo para chamar a sua atenção. O gato mia muito o tempo todo, até não aguentarem mais, e isso é uma forma de protestar. Você não pode fechar os olhos para isso e terá que mudar seu comportamento para ver o felino mais feliz.

Reserve um momento do seu dia para fazer brincadeiras com o gato que o ajude a gastar energia, aliviar o estresse e criar mais afeto entre vocês.

Gato miando muito por mudança de rotina

Os gatos são muito sensíveis e qualquer mudança pode afetar seu comportamento, desencadeando períodos de miados excessivos. Então, se perceber que seu gato começou a miar muito depois de uma mudança de casa ou de algum membro da família, pode ser este o motivo. Para resolver, dê mais atenção, carinho e tenha paciência até que ele se acostume.

Gato mia para conversar

 Os gatos miam como uma forma de comunicação com outros gatos e podem miar exageradamente para “conversar” com outros animais da vizinhança. É quando vira um barulho só e parece que todos os gatos do mundo estão por perto!

Gato miando muito por fome ou sede

Muitos gatos miam como uma forma de pedir algo. Por isso, se estiverem com fome ou sede e não verem a Max Cat no pote e uma água fresquinha, pode esperar que logo vem aquele escândalo. Também pode acontecer isso se você costuma dar vários snacks durante o dia para o gato – se cortar este hábito, eles vão miar até ganharem o que querem.

O miado pode funcionar como uma “manha” do felino para conseguir o que quer. Você pode contornar esta situação investindo no adestramento de gatos

Artigos Relacionados