Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Gato ciumento: como lidar?

Gato ciumento: como lidar?

Gato ciumento: como lidar?

Seu gatinho arranha muito o sofá? Pula em cima de todos os móveis e escala o notebook e o livro quando você tenta ler e escrever? Senta em cima da televisão quando você está assistindo o final do seu filme preferido e mia sem parar enquanto você está ocupado cozinhando ou até mesmo no telefone?

Fique tranquila, ele é absolutamente normal. Porém, um pouquinho ciumento.  Mas não se preocupe, com as nossas dicas, o seu gato logo logo vai aprender a controlar o ciúmes e não vai aprontar tanto assim pela casa.

gato ciumento
 

Para te ajudar com todo esse ciúme, veja como lidar com as artimanhas do seu gatinho:

- Carinho e atenção iguais a todos: O gato é um bichinho muito ciumento. Muito mesmo. Se você tem mais de um gato, ou se tem um gato e mais um pet, ele sempre vai ficar observando o seu tratamento. E não vai gostar nada nada se ver que está recebendo menos carinho que o amigo. Ou seja, aprenda a dar amor em doses iguais aos seus pets.

- Impor limites é essencial: Um animal ciumento também é exigente e irredutível em suas vontades e quando não recebe o que quer logo começa a fazer suas artes, arranhando o sofá ou os móveis sem controle. Para que isso não ocorra, a dica é que você comece a limitar os locais onde o gato pode e não pode acessar para que ele passe a entender o significado da obediência. Sempre que ele entrar em um cômodo “proibido”, bata palmas na direção do animal até que saia do local. Mas cuidado, não seja violenta com ele e jamais bata no animal. Eles foram feitos para serem amados e não judiados.

- O poder do chocalho: Produza um chocalho disciplinar. Pegue uma lata de alumínio vazia de achocolatado em pó e coloque dentro algumas pedrinhas. Sempre que o gato demonstrar ciúmes utilize este chocalho até que ele mude suas atitudes. O barulho é excelente para repreender e educar animais de estimação, especialmente quando eles não obedecem ordens naturalmente.

- É ciúmes ou solidão? Muitas vezes, o ciúme que o seu gatinho possa ser porque está se sentindo sozinho ou abandonado por seus donos, provavelmente entediado com as poucas opções que possui para se divertir durante o dia. Contra esta situação, providencie brinquedos como bonecos emborrachados e bolinhas de tecido que vão deixar o animal mais tranquilo e entretido ao longo do dia. Além disso, troque os brinquedos periodicamente, assim ele vai sempre ter um novidade para se divertir e dificilmente vai ficar entediado.

Com um pouco de paciência e muito amor, seu gato vai superar essa fase ciumenta e você poderá aproveitar momentos com ele dentro de casa sem se preocupar com o que ele aprontou enquanto você estava fora.

Artigos Relacionados