Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Gatinho dormindo? Saiba por que os gatos dormem tanto

Gatinho dormindo? Saiba por que os gatos dormem tanto

Gatinho dormindo? Saiba por que os gatos dormem tanto

O que seu gatinho está fazendo neste momento? As chances de a resposta para essa pergunta ser “dormindo”, são grandes e não é à toa. Encontrar um gatinho dormindo é comum, eles dormem tanto que existem casos em que até ficamos preocupados pensando que existe algo errado, mas não precisa, está tudo bem com seu amigo. Os felinos podem dormir entre 15 horas e, alguns, até 20 horas por dia.

Enquanto nós devemos dormir em média oito horas diárias para recarregar as baterias, seu companheiro felino precisa de quase o dobro desse tempo. E diferente do que é normal para nós, o sono dos bichanos não é contínuo e sim dividido em sonecas, sendo que a noite não é o período preferido deles para tirar aquele cochilo, já que são animais com hábitos noturnos.

Já parou para prestar atenção? Eles dormem, acordam, comem, brincam, dão uma volta pela casa e quando vemos, estão dormindo de novo. Quer entender este comportamento do gato? Quer saber por que os gatos dormem tanto?

Tem um gatinho dormindo aí? Entenda de onde vem tanto sono

Você pode achar que seu amigo é preguiçoso porque sempre vê ele dormindo pelos cantos, mas está enganado - a maior parte da energia do seu companheiro aparece à noite, por isso é normal ouvir alguns barulhos durante a madrugada.

Esse comportamento felino é uma herança de seus ancestrais, que na natureza usam a noite para caçar e o dia para descansar. Os gatos mantêm este instinto mesmo não tendo a necessidade de caçar para comer, já que cuidamos e oferecemos um pote de Max Cat bem caprichado para eles.

Já notou que todas as brincadeiras de gato que seu amigo mais gosta possuem características de uma caça? Manter este instinto não é um problema, pelo contrário, quer dizer que seu animal está com a fisiologia em dia. Para ajudar seu pequeno a ter uma vida ainda mais saudável, é fundamental estimular brincadeiras e atividades que façam ele a gastar sua energia e desenvolver suas habilidades naturais.

Meu gato está dormindo mais que o normal

Como já explicamos, é normal o gato tirar sonecas durante o dia, mas se notar que o bichano está mais quieto que de costume, dorme mais que o normal e apresenta uma alteração no humor e no comportamento, é sinal de que há algo errado. Nesse caso, recomendamos que faça uma visita ao veterinário para uma avaliação mais detalhada. 

Artigos Relacionados