Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Entenda como funciona a visão dos gatos

Entenda como funciona a visão dos gatos

Entenda como funciona a visão dos gatos

Tem quem não admire a beleza dos olhos dos gatos? Eles são intensos e chamam a atenção, mas já parou para pensar como funciona a visão dos gatos? Se você acha que eles enxergam como nós, está enganado. Os gatos não enxergam tantas cores, mas também não veem em preto e branco como muitos pensam.

Se você é um apaixonado por felinos e ama saber tudo sobre gato, então vai adorar entender como funciona a visão dos gatos. Os pequenos veem o mundo de forma diferente, e por isso, vale a pena se aprofundar mais neste assunto para saber como estimular eles com brincadeiras e brinquedos interessantes para o seu desenvolvimento.

Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons. Como resultado dessa condição, a visão dos gatos é embaçada e eles não conseguem ver os detalhes de objetos.

Sabendo disso, provavelmente você está se perguntando de onde vem a fama de bons caçadores se eles não enxergam bem. Apesar de não terem uma visão capaz de distinguir muitas cores, eles são capazes de detectar qualquer movimento. Isto também é reflexo do campo de visão dos gatos, que é de 200° - o nosso é de 180°. Tal característica permite que o animal tenha uma visão panorâmica mais ampla.

Quando se fala em percepção de cores, a visão dos felinos é inferior a nossa, mas este cenário muda quando o assunto é a visão noturna. O gato enxerga no escuro cerca de 6 a 8 vezes melhor do que nós, e isso se deve a presença de muitos bastonetes na visão, que é um componente da retina responsável pela recepção de luz no escuro. Essa capacidade visual dos gatos não significa que eles enxergam na escuridão completa, mas sim, que são capazes de maximizar a luz do ambiente, mesmo que pouca. 

Artigos Relacionados