Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Comportamento de gatos - Entenda cada gesto do seu felino

Comportamento de gatos - Entenda cada gesto do seu felino

Comportamento de gatos - Entenda cada gesto do seu felino

O comportamento dos gatos desperta muita curiosidade em todos que amam conhecer mais sobre esse animalzinho. Eles têm uma maneira totalmente especial de demonstrar seu carinho. Diferentes dos cães, os felinos são discretos e é preciso prestar mais atenção na linguagem não verbal para compreender o que eles querem nos “dizer”.

Apesar de muita gente ainda acreditar que os gatos gostam mais da casa do que dos donos, essa é uma ideia completamente equivocada. Eles são extremamente carinhosos e cheios de personalidade. Podem até parecerem sem paciência, às vezes, mas nada que não possa ser resolvido com uma dose a mais de carinho.

Ter um gatinho significa ganhar um grande amigo e, como um bom amigo, é importante que você aprenda a interpretar a linguagem dele. Conhecer bem seu felino faz parte dos cuidados com o gato, pois assim conseguem identificar quando existe algo de errado com seu lindinho ou mesmo quando ele está pedindo um carinho especial.

Aprenda a ler o comportamento do gato

Veja abaixo algumas dicas para entender melhor cada movimento, miado e comportamento do seu gato.

 Miados de gato

A forma como o gato mia pode sinalizar muito sobre o que ele quer dizer. Observando bem, você vai notar que, para cada situação, os miados de gato são diferentes. Longe de ser somente um “miau”, o miado pode ser curto, longo, parecer um sussurro, um grito, um “olá”, “estou com fome” ou “quero sair”.

Se começar a prestar atenção, logo você vai ser capaz de identificar cada som que ele faz.

Gato ronronando

Gato ronronando pode ter dois significados, que são bem-diferentes, e para conseguir interpretar é importante saber analisar o gestual do felino. Se o gato liga o motorzinho dele e começa a ronronar pra você, fique muito feliz – isso é sinal de carinho, confiança e relaxamento. Ronrons também são usados em caso de dor, por exemplo; um gato que acabou de sofrer um acidente pode ronronar para chamar a atenção do dono.

Rabo de gato

O rabo de gato é um ótimo indicador do humor felino. Nesse ponto eles também são completamente diferentes dos cachorros – rabo balançando e movimentos vigorosos são sinal de impaciência, irritação ou mesmo predisposição para o ataque, e indicam que é melhor deixar o gato se acalmar.

Se o rabo do gato tiver movimentos leves, isso pode ser indicador de curiosidade ou excitação. Rabo alto e reto significa bom humor e tranquilidade; abaixado e entre as pernas indica medo; e o rabo empinado é sinônimo de um gato que está se sentindo seguro.

Barriga

A barriga e o pescoço são extremamente sensíveis nos gatos. Quando ele fica de barriga pra cima e permite que você faça carinho, o gato está demonstrando docilidade, confiança e submissão.

 Orelhas de gato

As orelhas de gato podem indicar como estão se sentindo sobre a situação. Orelhas relaxadas, em pé, indicam que o gato está tranquilo, que está tudo bem. Já orelhas para trás e achatadas podem indicar um ataque ou medo.

Se esfregar

Quando um gato se esfrega em alguém ou em algum objeto, está demonstrando carinho e demarcando território, pois suas glândulas deixam ali o seu cheiro impregnado.

Dicas para cuidar do gatinho

Cuidar do gatinho é essencial para manter essa amizade por muitos anos. Ofereça sempre uma ração para gatos feita com ingredientes de qualidade. Água fresca, limpa e em abundância também é muito importante; para estimular o gatinho a beber mais água, você pode instalar uma fonte. Leve-o a visitas regulares ao veterinário.

A Max Cat possui uma linha completa de produtos para todas as fases da vida do seu gato. São substitutos do leite materno, ração para filhotes e rações para gatos adultos de diversos sabores. Escolha dentre as várias opções a ração mais indicada para o seu gatinho.

Artigos Relacionados