Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Catnip: o que é?!

Catnip: o que é?!

Catnip: o que é?!

Tudo sobre a famosa erva do gato e seus efeitos no seu felino.
 

A Catnip ou Erva do Gato é muito famosa entre os donos de felinos, porém seus efeitos ainda provocam dúvidas e o medo de usá-la e causar dependência no gato ainda é frequente. Por isso aqui vão alguns esclarecimentos para você que quer usar com o seu bichano.


Primeiro é necessário entender que é uma erva que atua no sistema central nervoso do gato, provocando reações diversas no gato que tem contato com ela.


As reações mais comuns são rolar no chão, esfregar o nariz na erva e ficar mais dócil. Quando a erva é usada em arranhadores ela induz o gatinho a afiar as unhas por muito tempo no local, acostumando- o com esse ambiente, assim impedindo que ele arranhe os móveis da casa para essa finalidade.


Entre os efeitos mais comuns: rolar no chão, esfregar o nariz na erva e ficar mais dócil.

 

Não são todos os gatos que apresentam reações ao contato com a erva. Aproximadamente um terço dos bichanos não apresentam qualquer alteração no comportamento e normalmente tem maior efeito em animais na idade reprodutiva, sendo menos eficiente com filhotes ou idosos.


A Catnip não vicia, segundo os estudos realizados para conhecê-la melhor. Não é toxica quando aspirada e nem tem limite ou restrição de uso, porém não deve ser ingerida pois pode causar irritação estomacal e vômito em alguns casos. O seu uso pode ser interrompido a qualquer momento e o felino não apresentará nenhum tipo de reação ou crise de abstinência. Quando usada em grande quantidade o gato pode apresentar fadiga e sonolência, porém isso não é efeito colateral da erva, é apenas resultado do cansaço apresentado após o gasto de energia do gatinho brincando com ela.


A erva também não apresenta qualquer efeito alucinógeno ou prejudicial nos seres humanos ou cães.


A Catnip pode ser indicada para animais com comportamento agressivo ou estressado, porém ela não é definitiva (o efeito dura cerca de dez minutos) e pode ser usada como medida imediata, nunca substituindo o adestramento. A erva pode ser usada também como spray ou em alguns brinquedos e arranhadores, com o objetivo de manter o gatinho afastado de móveis e lugares indesejados, até que se acostume com os objetos e locais certos, auxiliando assim na educação do felino.


gato catnip

Pode ser indicada para animais estressados ou agressivos, usada em brinquedos ou arranhadores.

 

Apesar de ainda não ter sido estudada profundamente, sabemos que a Catnip não faz mal e pode causar momentos mais relaxados e divertidos para os gatinhos e muitas risadas aos tutores. Apenas consulte o seu veterinário antes de brincar com seu gatinho e a erva catnip. 

Artigos Relacionados