Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Caixa de transporte para gato: como fazer o pet entrar?

Caixa de transporte para gato: como fazer o pet entrar?

Caixa de transporte para gato: como fazer o pet entrar?

Gatos são animais rotineiros e não costumam gostar muito de surpresas. Por isso pode ser que a caixa de transporte para gato não seja tão bem aceita no começo. Mas não se preocupe, pois é uma reação normal vinda de felinos.

Isso não significa que você deve desistir de usá-la, OK? Seja para uma viagem com o gato  longa ou uma simples ida ao veterinário, a caixa de transporte é o que vai garantir a segurança do seu fofuxo durante o trajeto. Não é uma missão fácil colocá-los lá dentro e, pensando nisso, fizemos este post com algumas dicas que podem ajudar bastante!

Escolha uma boa caixa de transporte para gato

Há várias opções de caixa de transporte disponíveis no mercado, mas qual é a ideal para o seu gato? E qual material deixará ele mais confortável? Tecido, madeira, plástico… Na hora de comprar uma caixa para transportar seu fofinho, não leve em consideração somente o design; conforto é prioridade e fará com que ele se acostume mais rápido.

É importante que seja um modelo firme e dê sustentação ao animal, principalmente se ele estiver acima do peso. Caixas transparentes só são legais para nós, pois conseguimos enxergá-los, mas os pets não se sentem seguros quando estão expostos. Sobretudo se for em uma situação onde há presença de outros animais (como cachorros, por exemplo) e o gato em questão não pode se camuflar.

Caso você já tenha esse tipo de caixa, a dica é colocar um pano para tapar a visão do gatinho e dos curiosos do lado de fora, evitando qualquer tipo de mal-estar no veterinário ou outros locais.

Torne a caixa de transporte confortável para o seu gato

A caixa de transporte para gato é sinônimo de veterinário, certo? A maioria dos gatos também interpreta dessa forma, já que só estão acostumados a ver o “acessório” quando precisam ir ao veterinário — seja para uma consulta, vacinação do gato ou emergência. Traduzindo? A nossa querida caixa não é bem-vista e o grande desafio é mudar essa má interpretação. Sim, isso é possível!

O segredo é deixar a caixa tão confortável a ponto do seu fofuxo achar que está em uma espécie de toca de gato. Isso mesmo! Se tem uma coisa que eles amam são lugares seguros onde possam se esconder ou simplesmente tirar um cochilo em paz. Coloque cobertores ou um colchãozinho bem fofo e ele vai se sentir em casa.

Alimentação como atrativo

Não é segredo pra ninguém que esses bichanos amam comer, né? Se for raçãozinha ou patê então, huuuum... Fica difícil resistir! Quando tem comida na história, eles se sentem mais tranquilos e ao mesmo tempo instigados, o que facilita a entrada na caixa.  

A nossa dica é: coloque um potinho com ração ou patê no fundo da caixa de transporte como um incentivo para que ele entre. Pode ser que não funcione logo de primeira, mas aos poucos você vai conquistando a confiança do seu gato e mostrando que a caixa é um lugar seguro. Só não tente forçar ou apressar o processo para não criar traumas.

Não permita a entrada de outros animais na caixa

Os felinos são animais muito desconfiados e, por terem um olfato bastante sensível, eles conseguem identificar se outro animal utilizou a sua caixa de transporte e verá isso como uma ameaça, que causará estresse e desconforto.

Ter uma caixa de transporte para cada gato da residência é o ideal; mas caso não seja possível, lembre-se de higienizar a caixa com água e sabão neutro toda vez que for utilizada. Dessa forma o cheiro será eliminado e o seu pet ficará mais tranquilo, sem resistência para entrar na caixa novamente.

Seguindo as nossas dicas, a adaptação com a caixa de transporte será bem mais fácil. Desejamos uma boa viagem/passeio para nossos amados felinos! <3

Artigos Relacionados