Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Benefícios da massagem em gatos.

Benefícios da massagem em gatos.

Benefícios da massagem em gatos.

Os animais também precisam relaxar e, assim como os humanos, uma das maneiras mais eficazes de relaxamento é a massagem. Mas a massagem não é apenas um regalo, mas também um procedimento que pode colaborar para a melhora da saúde do seu gatinho.


A massagem estimula a circulação, reduz o estresse, promove mais intimidade e respeito entre o tutor e o animal, aumenta a variedade de movimentos, alivia espasmos musculares e até mesmo ajuda a incentivar o animal a expelir fluídos tóxicos.


Para a massagem ser completa e benéfica, o tutor precisa dedicar um tempo a essa prática. Estar relaxado para não passar estresse ao gatinho ou não se cansar facilmente é um bom começo. Também é importante que o tutor saiba que massagear é diferente de carinho.


Comece em um momento em que tudo esteja tranquilo, tente usar os comandos para garantir que o animal fique sentado e comece pelas patinhas e ombros, para não representar um movimento de ameaça a ele.


Faça movimentos lentos e repita muitas vezes, para que o gatinho se familiarize, se sinta seguro e relaxe, enfim.


O relaxamento do animal é perceptível. Gatos costumam piscar, ronronar algumas vezes, dormir e apresentar olhares mais serenos. Tendem, também, a entregar-se a massagem, sem oferecer resistência, dando um feedback que pode ser aproveitado em futuras sessões.


A massagem é um exercício muito intuitivo que permite que o tutor experimente alguns movimentos e espere as reações do animal, notando assim possíveis áreas de dor, encontrando nódulos ou alterações antes não percebidas e contribuindo para a felicidade e saúde do gatinho.


Massageie locais como a barriga e as orelhas do gatinho, pois são pontos que colaboram com o relaxamento e que ajudam a melhorar a circulação no corpo dos felinos.


E lembre-se: gatos têm ótima memória e senso de rotina, portanto apegue-se aos horários e aos movimentos já testados. Dessa forma, ele vai se sentir cada vez mais relaxado e acostumado com a ideia.

Artigos Relacionados