Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Arranhador de gato é importante!

Arranhador de gato é importante!

Arranhador de gato é importante!

Atualmente, nossos companheiros felinos são parte da família e se adequam muito bem a função de nos encher de amor. Mas é importante que você nunca se esqueça que eles possuem alguns comportamentos ligados ao instinto de caça e sobrevivência na natureza, como faziam seus descendentes selvagens. Um desses hábitos pode ser incômodo para nós, mas é essencial para eles: arranhar tudo que veem pela frente!

Esta prática não é uma rebeldia do animal, mas uma necessidade básica, já que eles arranham para demarcar território, gastar energia e lixar as unhas. Para evitar que eles acabem com as cortinas da sua casa, sofá e móveis, é importante que você providencie um arranhador de gato.

Na natureza, os gatos arranham pedras, troncos de árvores e outras superfícies. Trata-se de uma ação fundamental para o bem-estar do felino, e nem pense em tentar bloquear este hábito do gatinho na sua casa, pois é um instinto natural que deve ser expresso para evitar problemas psicológicos. O essencial é que você entenda porque esta herança deve-se manter nos animais domésticos e a importância deste comportamento do gato.

●     Demarcar território - os gatos fazem isso para mostrar aos outros animais que aquela região tem um dono e quando arranham, deixam seu cheiro no local por meio de glândulas odoríferas que têm nas patas.

●     Alongamentos do corpo - nossos companheiros aproveitam o ato de arranhar para relaxar por meio do alongamento dos músculos e tendões;

●       Cuidar das unhas - os felinos se irritam com as unhas muito grandes e por isso arranham como uma forma de desgastá-las.

●     Gato ativo - quando o gato arranha, ele gasta energia e se mantém ativo. Isto é essencial para sua saúde psicológica.

Como escolher arranhador de gato

Deu para notar que arranhar é importante para os gatos e você não pode impedir este comportamento se quer que ele se desenvolva com saúde e bem-estar. Mas, é claro que também não pode deixar que seu pequeno destrua todos os móveis da casa! O certo é concentrar o hábito em um lugar próprio e muito mais divertido como o arranhador de gato.

Existem diferentes modelos de arranhador e o melhor para o seu gatinho é aquele que se encaixa melhor a personalidade dele. Existem animais que gostam de arranhar na horizontal, outros na vertical e ainda outros que sobem alto para atacar uma estante ou mesmo a parede. Observe seu pequeno e compre um arranhador perfeito para ele se divertir.

Artigos Relacionados