Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > 3 dicas que dão aquela forcinha para descobrir a idade do gatinho

3 dicas que dão aquela forcinha para descobrir a idade do gatinho

3 dicas que dão aquela forcinha para descobrir a idade do gatinho

Gatinhos de estimação precisam de cuidados específicos para cada fase da vida, por isso, é muito importante que as mamães saibam a idade do felino para priorizar cada momento do fofinho que vai desde a alimentação correta, até vacinas e exercícios que são fundamentais para o bom desempenho do organismo e qualidade de vida do bichano.

Você adotou, ou por algum outro motivo está com um gatinho em casa e não sabe a idade dele? Fiquem tranquilas, pois te ajudaremos a descobrir a idade aproximada do seu lindinho de acordo com suas características físicas Quer saber como?

 

É filhotinho, mas de quanto tempo?

Se ele for bem pequenininho, daquele que cabe facilmente na palma da sua mão, que ainda sente dificuldade de abrir o olhinho e as orelhinhas estão fechadinhas, pois bem... Saiba que tem um peludinho de semanas. Para saber exatamente quanto tempo, procure na barriguinha dele pelo coto umbilical, que é o que sobra do cordão umbilical que é cortado pela mãe quando o pequeno nasce. Se ainda estiver na barriguinha, quer dizer que o filhote tem até três dias de vida, pois depois deste período, o coto umbilical cai naturalmente.

Os olhos do fofinho também podem dar indícios do tempo de vida dele, pois essa região passa por diversos estágios nos primeiros meses de vida. Quando nascem, demoram de 10 a 15 dias para abrir os olhinhos pela primeira vez, então, se ainda estiverem fechadinhos podem estar neste tempo.

O gatinho já abriu os olhos e fica fechadinho na maior parte do tempo: isso pode indicar que está com duas ou três semanas de vida.

Quando nascem, os olhinhos de todos os peludinhos são azuis, sem exceção. Se estiver com ele e notar que a cor está mudando ao longo do tempo, pode indicar que o gatinho está com seis ou sete semanas de vida – essa dica só não será válida para os lindinhos que continuarem com os olhinhos azuis.

 

O pelo pode indicar algo relacionado à idade?

Essa resposta é SIM! O pelo diz muito sobre o seu lindinho, principalmente nos primeiros cinco meses, pois é quando contam com um manto interno felpudo, que é o que os protege do frio.

Conforme os gatinhos envelhecem, o brilho do pelo já não é o mesmo, isso deve acontecer lá pelos seis anos de idade do felino. E depois dos 13 anos, muito provavelmente, o fofo já apresentará fios brancos no focinho.

 

Ouvi dizer que também é possível ver a idade através dos dentinhos. É verdade?

Essa é uma das maneiras mais fáceis de identificar a idade aproximada do gatinho. Os filhotes nascem sem dentes e os primeiros apontam a partir da segunda semana de vida. A expectativa é a de que todos nasçam até a sétima semana.

Os dentes de leite podem facilmente ser identificados, pois se parecem com um grão de arroz. No sétimo mês, os dentinhos já foram trocados pelos permanentes.

Quando os permanentes são branquinhos, indicam que o peludinho tem menos de um ano e meio. Já a partir dos dois anos, começam o aparecimento das crostinhas de tártaro e ficam mais amarelados, a começar pelos dentes de trás. Então, se perceber que os dentes traseiros estão mais amarelados e os demais ainda brancos, saiba que o anjinho pode ter entre 3 e 5 anos.

Com o passar do tempo, os dentes, além de amarelos, sofrem o desgaste natural – o que deve indicar que o gato está com idade superior a seis anos. Já para saber se está com o tempo de vida entre 10 e 15 anos, basta observar se está ocorrendo a queda de dentes, o que é natural com a idade.

Artigos Relacionados