Ínicio > Gatos > Alimentacao-felina > Quantidade ideal de ração para gatos: respeite a porção diária

Quantidade ideal de ração para gatos: respeite a porção diária

Quantidade ideal de ração para gatos: respeite a porção diária

Na hora de alimentar seus gatinhos filhotes, principalmente nos primeiros meses de vida, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas em relação à quantidade ideal de ração para gatos que se deve oferecer. Mas antes de acabar com essa questão, é preciso definir que tipo de ração para gatos seu pet vai consumir.

Cuidar da alimentação dos gatos inclui uma série de responsabilidades, que começa com a escolha da melhor ração. Assim como todos os animais de estimação, os gatinhos precisam de proteínas, vitaminas e nutrientes adequados ao peso e à idade deles; por isso, é importante escolher uma ração para gatos adequada. E se costumava oferecer comida caseira ao amiguinho, não faça mais isso!

Por terem o organismo mais sensível que o nosso, os animais reagem de forma negativa quando ingerem alimentos que não são próprios para eles, o que pode gerar diversos problemas de saúde, como a diarreia felina. Portanto, ofereça ao seu amiguinho um alimento de qualidade que seja desenvolvido especialmente para ele e que considere todas as suas necessidades. É importante que a ração conte com proteínas de fontes nobres, que proporcionem maior aproveitamento nutricional.

A linha Max Cat é desenvolvida com ingredientes selecionados para oferecer uma nutrição completa e saudável para o seu querido companheiro em todas as fases da sua vida. Existe Max Cat para Adultos, Max Cat para Filhotes e até Max Milk Gatinhos, que é um substituto do leite materno para felinos que não puderam ter contato com a mãe após o nascimento.

Todas as opções contêm os nutrientes que ele precisa para ter uma vida longa e saudável. Bom, depois de escolher a ração para gatos que seu pet irá consumir, é hora de calcular a quantidade correta de comida para gatos.

Os produtos da linha de ração para gatos Max Cat têm uma tabela no verso da embalagem que indica quanto do alimento seu amiguinho deve consumir por dia. Basta ver em qual das opções seu gatinho se encaixa. Veja as indicações para algumas das opções de Max Cat:

Quantidade de ração ideal para gato filhote

Os gatos filhotes precisam de uma ração com maior quantidade de proteínas, pois precisam de mais energia para a formação da estrutura muscular e óssea. Além a quantidade de ração, é importante que se atente à quantidade de vezes que pode oferecer alimento ao pequeno. O ideal é que a porção diária seja fracionada em três ou quatro refeições.

Peso do Gato

Quantidade Diária

De 0,4 a 2,4 kg

De 14 a 47 g/dia

De 2,4 a 4,7 kg

De 47 a 73 g/dia

Uma xícara (chá) contém aproximadamente 85 g

 

Quantidade de ração ideal para gato adulto

Para fazer a alegria do seu fofuxo, a linha Max Cat gatos adultos possui diversos sabores que prometem conquistar os mais paladares mais exigentes. É tanta gostosura, que você precisa resistir à carinha de pidão do gatinho para não ultrapassar a quantidade diária recomendada.

Veja a recomendação para a ração Max Cat Sabores, com o sabor frango, peixe, espinafre e cenoura. 

Quantidade de ração ideal para gatos castrados 

Castração de gato é um cuidado importante, que faz toda a diferença na vida do animal. O felino ganha mais qualidade de vida e saúde, pois evita diversas doenças. A castração muda o ritmo metabólico do gato e, por isso, é importante que a alimentação seja adequada à nova realidade para evitar o ganho de peso.

Max Cat Gatos Castrados é indicada para felinos a partir dos seis meses de idade e possui teor energético ideal para atender às necessidades do seu companheiro. Veja qual a quantidade diária recomendada de acordo com o peso do gato:

Peso do Gato

Quantidade Diária

De 1,4 a 2,4 kg

De 39 a 56 g/dia

De 2,4 a 3,6 kg

De 56 a 73 g/dia

De 3,6 a 4,7 kg

De 73 a 88 g/dia

De 4,7 a 7,0 kg

De 88 a 115 g/dia

Uma xícara (chá) contém aproximadamente 85 g


Como dar ração para gatos?

Além disso, é importante fracionar a porção diária de ração para gatos em duas ou três refeições e jamais deixar o alimento à vontade; assim, seu pet não come além do necessário e continua saudável e sem sobrepeso.

Outras dicas para cuidar da saúde do seu gato:

●        Ofereça bastante água para ajudar a manter a saúde do trato urinário do seu amiguinho e não se esqueça de trocar ao longo do dia, pois seu amigo é exigente e gosta que água sempre fresquinha.

●        Os gatinhos com menos de 12 meses devem ser alimentados com ração específica para filhotes. A partir dos 12 meses, o alimento deve ser trocado por uma ração para gatos adultos.

●        Na hora de trocar a ração do seu gato, faça isso de forma gradativa. Vá misturando o alimento novo ao antigo durante seis dias, até fazer a mudança total.

Pronto! Agora que você já sabe a melhor forma de cuidar do seu gatinho, é só escolher uma ração para gatos adequada e nunca se esquecer de que, além de um bom alimento, ele precisa ingerir as quantidades corretas de ração e, claro, precisa de muito carinho! 

 

Artigos Relacionados