Ínicio > Gatos > Alimentacao-felina > Posso dar ração de cachorro para meu gato?

Posso dar ração de cachorro para meu gato?

Posso dar ração de cachorro para meu gato?

Quando cães e gatos convivem na mesma casa, é comum acontecer de um acabar comendo a ração do outro por estar mais próxima, por também ser gostosa ou por competirem entre si. Muitas pessoas ficam na dúvida se a ração de cachorros pode fazer mal a um gato e é nisso que vamos ajudar. Apesar dos dois estarem no seu coração e o amor ser o mesmo, devemos destacar que eles são animais de espécies diferentes e, por isso, devem receber cuidados específicos. Sendo assim, pode esquecer essa história de ração compartilhada.

Algumas pessoas podem pensar que é mais prático e talvez até mais barato oferecer para os dois o mesmo tipo de ração, mas a verdade é que as necessidades nutricionais de cães e gatos são muito diferentes e a ração errada causa deficiências nutricionais que podem acarretar problemas sérios de saúde.

Problemas causados pela troca na ração de gato 

A alimentação dos gatos deve contar com uma ração balanceada que tenha o valor energético adequado para atender às necessidades do animal, todas as vitaminas, nutrientes e sais minerais essenciais que ajudam o felino a ter mais saúde e qualidade de vida. Um dos componentes que não pode faltar na ração do seu amigo é a taurina. 

O organismo dos gatos não consegue sintetizar a taurina e eles precisam dela em sua alimentação. A ração para cães não contém esse ingrediente em sua fórmula, pois os cachorros não precisam e é então que podem ocorrer problemas nutricionais caso a alimentação errada se prolongue. A deficiência de taurina pode causar, entre outros problemas, cegueira e até mesmo uma parada cardíaca.

É bom deixar claro que a ingestão ocasional de ração para cachorros não causa nenhum problema, complicações só acontecem se isso se tornar habitual.

É muito importante escolher a ração para gatos mais indicada para a fase da vida do seu bichano e cuidar para que ele se alimente somente dela. Uma ração de qualidade não precisa de outros suplementos.

O que fazer para o gato não comer a comida do cachorro

Para evitar que o gato coma a ração canina, uma boa tática é colocar a ração para o cachorro em horários predeterminados e retirar depois de 20 minutos, e colocar a ração para o gato em outro local e horário. Assim, o cachorro e o gatinho serão beneficiados, pois você controla a quantidade de alimento que eles ingerem, reduz o risco de obesidade, nota possíveis alterações no apetite deles, além de impedir que o gato coma a ração para cães.

Escolhendo a melhor ração para o seu gato

As rações Max Cat e os patês para gatos Max são fontes completas de todos os nutrientes que os gatos filhotes e adultos precisam. Conheça as linhas Max Cat Premium Especial, Max Cat Professional Line e Max Cat Patê. Todas possuem diversas opções de sabores para você escolher e levar o preferido do seu gatinho.

 

Artigos Relacionados