Selecione o idioma:
Você está em: Gatos > Alergia > Como diminuir o...

Dicas e cuidados com o seu gato

Como diminuir os efeitos da alergia a gatos

Como diminuir os efeitos da alergia a gatos

Nenhuma pessoa racional gosta de ficar com o nariz entupido, escorrendo ou espirrando o tempo todo. Por outro lado todo mundo sabe que o amor não é racional, por isso nós entendemos perfeitamente quando alguém, mesmo tendo alergia a gatos, não consegue abrir mão da companhia deles. E é especialmente para essas pessoas que criamos este post!

 

Antes de mais nada a primeira coisa que você precisa saber é que a alergia a gatos não é proveniente dos pelos, mas da saliva e de outras secreções que eles produzem e que acabam se fixando nos pelos. Já percebeu como os gatos adoram tomar seu banho de língua para se manterem limpos? É exatamente por isso que a saliva deles se encontra por todo o corpinho deles.      

O primeiro passo para diminuir a alergia e talvez o mais díficil é o de proibir o gato de entrar no seu quarto. Esse passo é muito importante pois assim como ele tem o cantinho dele, você também precisa ter o seu. Pode ser díficil no começo, mas lembre-se que esse esforço é para o bem de ambos. Após concluir o primeiro passo todos os outros serão bem mais fáceis!

 

Lavar sempre as mãos após brincar ou tocar no seu gato, evitando assim espalhar as substâncias alérgicas pela casa e pelo seu próprio corpo é o segundo passo para uma vida com menos espirros. Outra dica importante é manter a casa sempre limpa usando um aspirador de pó no sofá, tapetes e outros móveis e se você tiver em casa uma máquina de limpeza a vapor abuse dela! Não se esqueça também de sempre que possível deixar as janelas abertas para que o ar circule.

 

A última dica é lavar toda a roupa de cama ao menos duas vezes por mês em água quente, afinal, nós sabemos que de vez em quando as regras devem ser quebradas. Mas só de vez em quando! 

 

Seguindo esses passos básicos sua convivência com os felinos será muito mais fácil!