Ínicio > Cães > Viagem > Au, Au, Au! Viajar de Avião também é animal!

Au, Au, Au! Viajar de Avião também é animal!

Au, Au, Au! Viajar de Avião também é animal!

Nós já demos dicas sobre como viajar com seu amiguinho pelo de carro, mas e quando a viagem é de avião?  Ver tudo bem pequenininho, láaaa de cima! Dá até um friozinho na barriga de tanta emoção não é? Então, vamos aos cuidados que precisamos tomar para  a nossa viagem dos sonhos não se torne um pesadelo.

 
O primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea e avisar que vai levar o animalzinho na viagem, assim eles te informam como é o procedimento da companhia aérea para o transporte do seu amigo, já que algumas pequenas regras podem mudar de uma companhia para a outra. Em geral, uma caixa de transporte será suficiente, mas para não ter surpresas, pergunte se o cão ou gato poderá mesmo viagem com você, pois em alguns casos, a única opção é que eles viagem junto com as bagagens (você também sentiu aquele nervoso de preocupação só de pensar nele sozinho junto com a carga não é?). 
 
Caixa de transporte: Todo e qualquer animal deve ser transportando em containers. O material desta “casinha” deve ser flexível e maleável, caso ele vá na cabine, ou de um material duro e resistente, caso ele seja transportado no compartimento de carga. O  tamanho do container deve ser suficiente pra que eles consigam rodar (movimento de 360 graus), ficarem em pé sob as quatro patas sem precisar se abaixar e ficarem na posição “deitado” confortavelmente. Um ponto importante é que a caixa não pode ter rodinhas!  E não se esqueça que a caixa de transporte deve ter compartimento para água e comida e o piso deve estar forrado com material que consiga absorver as caquinhas deles. Você encontra essas caixas fácil fácil em petshops!
 
 
Mala:  Independente de quanto tempo irá durar a viagem, seu peludinho precisará de algumas coisinhas. Não se esqueça de levar os remédios que ele usa. Leve também ração suficiente para o tempo que ficará fora de casa. Caminha, brinquedos, paninhos e itens de higiene (isso inclui sacolinhas pra retirar o cocô do seu animal) também devem estar na malinha.
 
 
Documentos:  Do mesmo jeito que nós temos que levar documentos quando vamos viajar, eles também precisam levar os deles. Os documentos necessários são: atestado de sanidade feito pelo veterinário e carteirinha de vacinação. Para alguns destinos, é comum também que peçam a comprovação de uma vacina contra a raiva que deve ser feita até 30 dias antes da viagem.
 
Caso a viagem seja internacional, as regras são muito diferente de um país para outro. Além do Certificado  Zoosanitário Internacional(ZSI), que é retirado no Ministério da Agricultura, cada país possui suas próprias leis com relação aos documentos necessários, e alguns podem até não permitir a viagem do animal, por isso é importante se informar com antecedência sobre eles no Consulado do país em questão.
 
 
Embarque: Já juntou todos os documentos dele? Já fez a mala? Para fazer o check in basta levar o bichinho ao guichê dentro da caixa e lá eles vão informar como será feita a cobrança. Cada companhia aérea possui uma política sobre peso de animais, por isso verifique com antecedência para não ter dor de cabeça.
 
E como já falamos antes alguns animais podem ir junto com o passageiro, mas somente as raças pequenas e gatos, então saiba as medidas no seu amiguinho e da caixa de transporte dele quando for ligar para a companhia aérea ok?
 
Sedação: Pergunte ao veterinário se será necessário sedar o seu amiguinho (a) durante a viagem e conte qual é o tempo previsto de duração do voo. Ele saberá te informar. Importante: Algumas companhias aéreas exigem que os animais sejam sedados. 
 
Alimentação: Não mude a alimentação perto do dia da viagem. Ele precisa sentir o mínimo possível a mudança de ambiente. Basta colocar água e sua ração de costume dos comedouros da caixa de transporte ou, no caso das viagens curtas, alimentá-lo apenas antes e depois do voo.  
 
 Agora é só se acomodar na poltrona do avião e esperar chegar no destino.  Boa viagem!
 

Artigos Relacionados