Ínicio > Cães > Saude > Vacinas para cães: seu amigo está com a carteirinha em dia?

Vacinas para cães: seu amigo está com a carteirinha em dia?

Vacinas para cães: seu amigo está com a carteirinha em dia?

Você sabe a importância de manter as vacinas para cachorro em dia? Assim que nasce, seu cãozinho conta com anticorpos oferecidos pelo leite da mãe para protegê-lo contra microrganismos nocivos. Mas conforme ele vai desmamando, essa proteção começa a falhar, deixando os filhotes desprotegidos contra doenças caninas.


Manter a carteirinha do seu cão atualizada é uma atitude fundamental para que ele tenha uma vida longa e feliz. As vacinas para cães irão imunizá-lo através da produção de anticorpos. Em geral, a primeira das vacinas para cão filhote é dada com 45 dias de vida, a segunda com 60 e a terceira com 90 dias, mas estas datas podem mudar de acordo com a determinação do veterinário.            


Confira abaixo o calendário de vacinação para cães:


- 6 a 8 semanas
*V8 ou V10 (primeira dose): previne contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parinfluenza Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose.


- 12 semanas
*V8 ou V10 (segunda dose)
*Gripe Canina: previne contra Adenovírus Canino Tipo 2, Parinfluenza Canina e Bordetella bronchiseptica.
*Giardíase: indicada para animais que vivem em grupos.


- 16 semanas
*V8 ou V10 (última dose ou reforço)
*Gripe Canina (dose de reforço)
*Giardíase (dose de reforço)
*Antirrábica: previne contra a raiva


Depois de completar o primeiro ano de vida, é hora de pensar nas vacinas anuais para cães. O cão deve receber anualmente uma dose de cada vacina (V8 ou V10, gripe Canina, Giárdia e antirrábica). A melhor maneira de organizar o calendário de vacinas do cachorro é fazendo todas as vacinas em uma mesma data, que deve ser repetida anualmente.


Além das anuais, existe também a imunização para evitar a leishmaniose em cães, que é uma doença transmissível perigosa. Normalmente, elas são aplicadas em regiões com maior incidência da doença, mas a procura em clínicas particulares têm crescido. 


Agora você já sabe a importância de manter em da vacinação em cães. Quando for levar seu amiguinho para tomar alguma dose, leve-o com coleira e esteja pronto para segurá-lo. Isso o fará se sentir mais calmo. Caso seu amiguinho esteja doente, é recomendado que ele sare antes de tomar suas vacinas.


Durante o período de vacinação, é fundamental que a ração para cães do seu amigo seja nutritiva – e muito gostosa! A Max Premium Especial une os dois em uma só ração para cães, para ele ser sempre forte e saudável.

Artigos Relacionados