Ínicio > Cães > Saude > Vacinação em cães: um ato para toda a vida

Vacinação em cães: um ato para toda a vida

Vacinação em cães: um ato para toda a vida

A vacinação é, sem dúvidas, um cuidado que deve estar presente em todas as fases da vida de um cão. A vacina para cães é fundamental para evitar que graves problemas de saúde atinjam o seu amiguinho, pois ela prepara sua imunidade diante de doenças que podem, até mesmo, ser fatais.

Tanto filhotes quanto adultos, cães de pequeno porte ou grande, estar com a vacinação em dia significa mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para o seu fofucho, por isso, fique sempre de olho na carteirinha de vacinação dele. 

Para que a vacinação em cães tenha seu resultado desejado, seu amiguinho deve estar saudável, sem febre ou diarreia, com peso adequado e previamente vermifugado. Quando filhotes, os cães estão imunes até os 45 dias de vida. Depois deste período, é preciso dar início ao período de vacinação que deve acompanhá-los por toda a vida.

O momento ideal para a vacinação em cães é o seu médico veterinário quem vai dizer. Existem importantes diferenças de raças e regiões que somente ele poderá responder. Mas no geral, o esquema utilizado para filhotes é o seguinte:

- 45 dias – Múltipla Canina (V8 ou V10);

- 75 dias – Múltipla Canina;

- 105 dias – Múltipla Canina;

- 135 dias – Antirrábica.

Depois destas primeiras vacinas, siga a carteirinha do seu cãozinho conforme a orientação médica. Cães adultos que nunca foram vacinados, ou filhotes que já passaram da época de vacinação, devem receber duas doses da vacina múltipla (com intervalo de 21 dias), e uma dose de vacina antirrábica.

Faça o mesmo com cães adotados que não se sabe a procedência nem histórico de vacinação.

Para garantir que a produção dos anticorpos do seu amiguinho permaneça a mesma, a vacinação em cães deve ser anual, pois com o passar do tempo, as defesas do sistema imunológico tendem a cair. Nos casos em que existe um alto risco de leptospirose, pode ser aconselhável a aplicação de reforços mais regulares.

E quando o assunto é cuidado com o seu melhor amigo, a ração para cães não pode ficar de fora! Oferecendo uma ração para cães de qualidade, você ajuda ainda mais para que as defesas dele permaneçam sempre em alta. A ração premium para cães possui ainda mais garantias de saúde e bem-estar para o seu amigão. E para eles, você já sabe: toda a atenção é merecida! 

Artigos Relacionados