Ínicio > Cães > Saude > Tem cachorrinho dormindo! Saiba a importância do sono para o seu companheiro

Tem cachorrinho dormindo! Saiba a importância do sono para o seu companheiro

Tem cachorrinho dormindo! Saiba a importância do sono para o seu companheiro
Tem cena mais gostosa que ver seu cachorrinho dormindo profundamente? O seu animalzinho de estimação também precisa de descanso depois de toda a agitação e brincadeiras do dia. O sono é a melhor forma de relaxar e recarregar as baterias para que ele tenha disposição e energia! 
 
O sono interfere em todas as atividades do dia a dia e do próprio funcionamento do corpo do seu cãozinho. A imunidade canina é uma das beneficiadas pelo período de sono, pois é quando o sistema imunológico atinge o seu máximo desempenho para a proteção do animal. Por esse e outros motivos é tão importante prestar atenção na qualidade do sono do seu fiel companheiro. 
 
Cachorro dormindo: estágios do sono
 
Enquanto seu cachorro dorme, ele passa por três estágios do sono, isso, quando falamos em um ciclo de sono normal e saudável. Os estágios acontecem na seguinte ordem:
 
1º NREM: movimento não rápido dos olhos;
2º REM: movimento rápido dos olhos;
3º SWS: sono de onda lenta (é quando você olha para seu cachorro dormindo e ele está respirando profundamente).
 
O cachorro sonha durante a segunda fase do sono e, por isso, muitos costumam se mexer e até latir. A agitação do sono do cão tem ligação com a posição em que ele dorme: os bichinhos que dormem encolhidinhos tendem a se mexer menos, pois, não relaxam totalmente os músculos.
 
Quantas horas de sono?
 
A quantidade de horas que o cachorrinho passa dormindo é relativa e pode ser influenciada pela idade do cão e pelo seu dia a dia. Em geral, a média é de 9 a 10 horas diária de sono, mas o período pode aumentar caso o cão fique muito tempo sozinho ou tenha um dia agitado com muitos exercícios. É comum que os filhotes durmam mais, podendo chegar até a 16 horas.

Artigos Relacionados