Ínicio > Cães > Saude > Saiba como cuidar do seu cão neste verão!

Saiba como cuidar do seu cão neste verão!

Saiba como cuidar do seu cão neste verão!
O verão é a estação mais quente do ano, e todo cuidado é pouco com o seu peludo! A atenção deve ser redobrada para mantê-lo hidratado e fazer com que o cãozinho sinta alívio com a sensação térmica.
 
Fique de olho e preste atenção se nos dias quentes o amigão tem ficado com a boca aberta, a língua para fora e a respiração tão ofegante que atrapalha até o andar do cachorro. Existem raças que são tão sensíveis ao calor que os amiguinhos podem sofrer com insolações e vômitos.
 
É fundamental pensar no bem-estar do seu peludinho e seguir essas dicas para garantir que o verão seja uma estação agradável para ele:
 
1 – Água Fresca
Conhece aquele ditado que diz que nada melhor do que sombra e água fresca? Pois bem, nossos melhores amigos devem desfrutar dessa máxima para manter a hidratação do corpo. Deixe o bebedouro do cão sempre com água fresca, podendo até ser resfriada ou com cubinhos de gelo para que ele possa se refrescar! O ambiente ideal deve ser o mais fresco possível, longe da exposição ao sol, ou então do solo quente. 
 
2 – Horários Especiais
O passeio com o seu amigão deve ocorrer em horários específicos, pois quando o sol estiver muito quente, a possibilidade de queimar as patinhas e o animal sofrer com insolação é muito maior. São recomendados passeios no período da manhã, bem como no fim de tarde, quando o sol está baixo e o clima mais ameno.
 
3 – Protetor Solar
É recomendável o uso de protetor solar nos cães de pelagem curta, ou então com a pele mais clara, principalmente naqueles com o focinho e pata sem pigmentação. Existem protetores específicos para cachorro, mas também podem ser utilizados os convencionais, desde que sejam para peles sensíveis ou infantis.
 
4 – Tosa
Consulte seu veterinário e saiba qual a tosa ideal para o peludinho, pois com o pelo mais curto, a sensação de calor intenso pode ser diminuída.
 
5 – Banho 
Se perceber que seu cão está muito ofegante nos dias mais quente, não hesite em dar banhos para amenizar a temperatura e refrescá-lo Está liberada a piscina para cachorros que gostam de nadar, desde que haja supervisão para que tudo ocorra com segurança.

Artigos Relacionados