Ínicio > Cães > Saude > Hospitais Públicos Veterinários Brasileiros

Hospitais Públicos Veterinários Brasileiros

Hospitais Públicos Veterinários Brasileiros

Ter um animalzinho em casa muda a nossa vida. Vivemos inúmeras situações que provam o quanto somos abençoados com a presença desses anjinhos. Mas às vezes, além dos bons momentos, há circunstâncias em que ficamos preocupados, já que eles também podem ficar doentes ou precisar de tratamentos especiais e nem sempre temos condições de arcar com todas as despesas.

Então o que fazer?!


Em São Paulo atualmente existem dois hospitais veterinários públicos: um no Tatuapé, inaugurado em 2012 e outro no Tucuruvi, inaugurado este ano. O primeiro disponibiliza gratuitamente consultas, cirurgias, medicações, curativos, exames laboratoriais e ainda conta com uma UTI e atendimento 24h em caso de emergência. O segundo realiza cirurgias gratuitas, mas não cobre o custo de remédios para tratamento em casa. Em ambos os hospitais é feita uma triagem rigorosa para garantir que apenas animais de pessoas de baixa renda sejam atendidos.

                                                           

    Hospital Veterinário Público Tatuapé (fonte: Veja)

 

Já em Recife, segundo o site da prefeitura, a construção do primeiro hospital acontecerá neste ano e será entregue em 2015. Lá serão atendidos animais de famílias com rendas até três salários mínimos. A proposta é realizar consultas, exames laboratoriais e cirurgias gratuitas além de atendimento emergencial 24h por dia.


                                                            

 Anúncio do Primeiro hospital veterinário público em Brasília (fonte: Site da prefeitura)

 

No Distrito Federal, o primeiro hospital vai ser inaugurado em Julho deste ano e promete realizar consultas, internações, exames, cirurgias gerais e disponibilizar medicações. Todos estes hospitais falam sobre a importância de realizar castrações, o que é fundamental para evitar uma maior quantidade de animais abandonados.

Além dessas opções, existem algumas universidades espalhadas pelo país que dão consultas e realizam exames por um custo abaixo do mercado e também clínicas particulares que prestam serviços gratuitos para comunidades carentes. Durante o ano, ONGs e prefeituras realizam campanhas para vacinação e castração gratuita de animais.

Mas ainda estamos longe do cenário ideal e, até lá, cabe a nós tentarmos mudar esta situação, apoiando essas iniciativas, divulgando e conscientizando as pessoas sobre a importância desses lugares e que todos os animais podem ter condições de tratamentos adequados.

Sabe de alguma iniciativa na sua cidade, apoia alguma delas? Conte para gente aqui nos comentários.

Abaixo estão os endereços dos hospitais veterinários públicos que citamos:


Hospital Público Veterinário Tatuapé
Rua: Professor Carlos Zagotis, 3
Telefone: (011) 2227-0858

Hospital Público Veterinário Tucuruvi
Rua: Avenida Nova Cantareira, 2153
Telefone: (011) 2204-2911

Fontes:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/hospital-veterinario-publico-e-inaugurado-no-tucuruvi.html

http://vejasp.abril.com.br/materia/hospital-veterinario-publico

http://www2.recife.pe.gov.br/pcr-construira-hospital-veterinario-publico-no-recife/

http://www.df.gov.br/noticias/item/11338-primeiro-hospital-veterin%C3%A1rio-p%C3%BAblico-do-df-ser%C3%A1-constru%C3%ADdo-em-2014.html

Artigos Relacionados