Ínicio > Cães > Saude > Cuidados com seu aumigão nos dias quentes

Cuidados com seu aumigão nos dias quentes

Cuidados com seu aumigão nos dias quentes

Sabe aquele dia de sol que você sai para passear com seu cãozinho, mas precisa parar para pagar alguma conta e deixa ele sozinho no carro alguns minutos? Isso não é legal, pois não há ar circulando e o clima pode ficar muito abafado! Será que não dá para sair e pagar a conta e depois voltar para casa e levá-lo para um passeio? São alguns cuidados especiais que devemos ter com nossos cãezinhos que fazem toda a diferença:
 

 -      Tenha sempre água fresca por perto. Leve sempre uma garrafa d'água com você nos passeios que fizer com o seu cão, para ele tomar, ou caso ele fique muito quente, dar um “mini banho”.

 

-       O cão vai ficar no carro? É importante manter o carro ventilado e não deixá-lo muito tempo sozinho. Além disso, preste atenção se tem algum risco dele fugir pelas janelas, ou ele pode correr algum risco como ser atropelado por exemplo.

- Repare se há diferença na alimentação: A ração Max está lá no potinho e ele não comeu tudo? Ou ele comeu toda a ração e está querendo mais? Ambas situações, podem acontecer nesses dias de temperaturas altas por alguns motivos: se exercitou muito, precisará de mais energia. Se ficou descansando boa parte do dia, poderá sentir menos fome. Isso é normal, mas observe-o, e veja seu comportamento: se ele estiver ativo, brincalhão, e tranquilo, pode ser apenas uma consequência do clima. Se estiver diferente, é recomendável procurar um veterinário e verificar o que está acontecendo.
 

-       Caminhe apenas com temperaturas amenas. Antes das 8h e depois das 18h são os melhores horários para se caminhar com o seu cachorrinho, pois assim o sol não estará muito forte e seu cachorro não cansará tanto.
 

-       Antes de levar para passear: é muito importante que você sinta a temperatura do chão! Pressione a palma da sua mão firmemente no chão por 7 segundos. Se está quente para você, estará para ele também, assim você evita que ele machuque as patinhas!
 

-       Cuidado com o tempo das brincadeiras! Não deixe seu cãozinho se exercitar excessivamente, pois, muitas vezes, ele pode não perceber a diferença de temperatura e acabar exagerando, ficando muito cansado.

É uma delícia passear e brincar com o cãozinho, mas em temperaturas altas, todo cuidado é pouco, para que seja o mais divertido possível para vocês!

 

Artigos Relacionados