Ínicio > Cães > Saude > Cuidados na adoção de cachorro abandonado

Cuidados na adoção de cachorro abandonado

Cuidados na adoção de cachorro abandonado

Infelizmente, ainda vemos muitos animais abandonados nas ruas e sem os cuidados básicos para terem um desenvolvimento saudável. A reprodução descontrolada dos cães deixados na rua é outro problema, pois a cada dia são mais filhotes sem um lar e correndo risco de morte.

Dar a oportunidade de uma vida melhor para os cães abandonados com a adoção de cachorros resgatados das ruas é um privilégio, e verá que você só tem a ganhar com todo o amor que vai receber deles. Antes de salvar seu pequeno companheiro, tenha atenção para evitar problemas como mordidas, transmissão de doenças ou outros acidentes.

Ao se planejar para tomar todos os cuidados na adoção de cachorro abandonado, é importante que coloque a visita ao veterinário como prioridade. A avaliação de um especialista irá identificar possíveis doenças, machucados, necessidade de exames, medicamentos e recomendará a vermifugação.

Como o histórico do cão é desconhecido, orienta-se que ele fique em quarentena na sua casa; ou seja, sem contato com outros animais da casa. Neste período é possível observar se o cão tem alguma doença ou é saudável. Não tendo nenhum problema de saúde, o veterinário pode indicar a vacinação e a castração do cachorro, que são fundamentais para a saúde e o bem-estar dos caninos.

A castração ajudará a melhorar o comportamento do cão, evitando que fuja para rua, e ainda é importante para controlar a reprodução indesejada. Já as vacinas são essenciais para proteger os animais de doenças que podem ser fatais.

Não posso adotar cachorro. Como ajudar?

Muitas vezes ficamos com o coração partido de ver os animais abandonados passando necessidades nas ruas, mas não temos como adotar. Mesmo neste caso, podemos ajudar tendo alguns cuidados:

●        Procure por uma clínica veterinária que se disponha a prestar o primeiro atendimento

●        Busque por ONGs ou instituições que acolhem animais abandonados em sua cidade

●        Divulgue fotos do cão para adoção entre pessoas que você confie

●        Se possível, ofereça lar provisório ao canino

 

 

Artigos Relacionados