Selecione o idioma:
Você está em: Cães > Saude > Como saber se o...

Dicas e cuidados com o seu cão

Como saber se o cãozinho está com febre?

Como saber se o cãozinho está com febre?

Ter um cãozinho em casa é a melhor coisa do mundo. Muito carinho, brincadeiras e lambeijos! Essa parte a gente já sabe de cor, mas e quando nosso amigão fica doente? Como fazer para saber se ele está com febre?

 

Antes de tudo, analise a situação com calma: se o dia está muito quente e o cãozinho acabou de voltar de um passeio no parque, é comum que sua temperatura esteja mais alta, por causa da atividade física. Por isso, é fundamental observar o comportamento dele e ver se ele apresenta alguns dos seguintes sintomas: muito quieto, focinho quente ou seco, olhos lacrimejando e falta de apetite. Mas lembre-se do mais importante, após notar que ele tem febre ou algum sintoma estranho, leve-o para o veterinário, pois só ele saberá como cuidar direitinho do seu amigão!

 

Abaixo listamos as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e o que você precisa fazer em cada situação:

 

1) "Meu cãozinho está com 38 graus, e agora"? Muita atenção nessa hora: a temperatura normal de um cachorro é mais alta que a nossa, variando de 37,5 a 39,5 graus, por isso não se assuste! Se ele apresentar os outros sintomas descritos (falta de apetite, focinho quente/seco, olhos lacrimejando), você deve levá-lo ao veterinário para ver o que está acontecendo.

 

2) Dá para medir a temperatura dele em casa? Dá sim! Os termômetros especiais para cachorros costumam ser mais caros, mas também são mais precisos. Eles medem a temperatura pela orelhinha. Já se você optar pelo termômetro tradicional, é recomendado ter um só para uso exclusivo do cão, já que a medição é feita pelo ânus. O bom de levar a um veterinário é que o profissional saberá como introduzir sem causar desconforto ao animal.


3) O focinho dele está quente, significa que está doente? Este sintoma, sozinho, não serve para saber se o cãozinho está doente, por isso deve medir a temperatura dele. Preste atenção em seu comportamento e veja se os outros sintomas também aparecem ou se ele está brincando, correndo e comendo normalmente. Caso ele apresente os outros sintomas, é melhor leva-lo ao veterinário o quanto antes.


4) Existe algo que eu possa fazer para diminuir a temperatura dele? Sim, tem algumas coisas que ajudam, como: hidratá-lo bastante, oferecendo água fresquinha ou dar um banho morno. Mas lembre-se que essas medidas são só para aliviar a situação, não adianta abaixar a temperatura do seu amigão sem entender o que está acontecendo com ele. É imprescindível levá-lo a um veterinário, para que ele acompanhe o caso e cuide do seu cãozinho da melhor forma possível.

 

E dar muito carinho, para que ele se sinta protegido e seguro. Nós já sabemos que em momentos assim, eles precisam muito de nós, não é mesmo?

 

Gostou? Tem alguma dúvida? Comenta aí :)