Ínicio > Cães > Saude > Como dar remédio para os cachorros?

Como dar remédio para os cachorros?

Como dar remédio para os cachorros?

Quando o veterinário prescreve medicação para os animais pela primeira vez, sempre surge a dúvida: como dar remédio para os cachorros?


Até que se adquira prática, é normal ter dúvida de qual a melhor maneira de medicar nossos amigos de maneira confortável e segura. Por isso, separamos as melhores dicas de como dar remédio para os cachorros:


No caso dos compridos, você pode parti-lo ao meio e misturar na ração para cães. Porém é indicado oferecer uma pequena quantidade da ração Max Premium Especial sem o remédio pela primeira vez, reduzindo a suspeita do animal. Se for um filhote que precisar da medicação, é possível misturar o remédio liquido na Max Papinha Desmame. Também não é recomendado misturar todo o medicamento em uma única refeição, pois se o cão não comer tudo, não receberá a dose adequada.


Se seu cachorro não ingerir o remédio misturado na ração para cães, ou não pode comer com a medicação, siga o passo-a-passo abaixo:


Como dar remédio para os cachorros: comprimido ou líquido


1.    Prepare o medicamento – se for líquido agite o frasco se necessário, e retire a quantidade adequada de líquido com um conta-gotas ou seringa fornecida por seu veterinário. Se for comprido, parta-o ao meio se houver necessidade.


2.    Deixe o remédio em um local de fácil acesso, e chame o cão com voz animada. Se você não parecer preocupado, seu cão terá menos chance de se sentir assim também.


3.    Leve seu cão a um local conveniente e coloque-o de costa contra algo que faça com ele não se afaste de você. Caso pedir ajuda para alguém, a pessoa deve segurar o cão ao redor dos ombros e do peito.


4.    Comprimidos:


Segure o comprimido entre o polegar e o dedo indicador. Com a outra mão, segure o focinho do seu cão levantando suavemente para cima, com o polegar de um lado e os outros dedos do outro.



Use um dos outros dedos de sua mão direita para abaixar um pouco mais o maxilar inferior, colocando o dedo entre os dentes caninos inferiores (os longos dentes frontais) e empurre para baixo.


Coloque rapidamente o remédio, de preferência já na parte traseira da língua. Não coloque a sua mão dentro demais, pois seu cão pode vomitar.


5.    Líquido:


Pegue a seringa ou conta-gotas. Com a outra mão, segure o focinho do seu cão levantando suavemente para cima. Incline a cabeça do cão ligeiramente para trás, e coloque a ponta do conta-gotas ou da seringa na cavidade formada entre a bochecha e dentes de trás do cão.



Administre a medicação em pequenas quantidades, com uma pausa entre cada porção. Tenha muito cuidado para não dar o medicamento mais rápido do que o seu cão consegue engolir. Não tente dar todo o líquido de uma só vez, pois isso pode causar asfixia ou vômito.


Seu cão pode cuspir um pouco da medicação. Se isto ocorrer, não volte a administrar outra dose, a menos que você sinta que ele cuspiu a dose toda. Limpe toda medicação da face do cão utilizando um pano macio e úmido.


6.    Feche a boca do cão, a mantenha fechada, e abaixe sua cabeça para a posição normal, o que tornará mais fácil que ele engula o medicamento. Esfregar ou soprar suavemente o nariz dele pode estimulá-lo a engolir.


7.    Quando ele engolir o elogie, e se possível ofereça um petisco. Isto ajudará o procedimento da próxima vez!

Artigos Relacionados