Ínicio > Cães > Saude > Castração de cachorro

Castração de cachorro

Castração de cachorro

Você sabia que a castração de cachorro pode aumentar a expectativa de vida do animal? É um cuidado que vai muito além de impedir a reprodução indesejada. Os benefícios para a vida do cão são inúmeros e eles se estendem até você. O cachorro castrado deixará de ter determinados comportamentos que os deixam agitados, ansiosos e agressivos em alguns momentos.

Ao optar pela castração canina, você deve buscar as orientações de um veterinário. Além de indicar o melhor momento para a realização do procedimento, ele irá tirar todas as suas dúvidas para que tome uma decisão com segurança. Existem muitos mitos sobre castrar o cachorro que nos assustam e podem fazer com que adiemos a esterilização, por isso, é sempre recomendado que conte com o auxílio de um profissional.

Cirurgia para castração de cachorro

Antes da cirurgia para castração, é importante observar a saúde do animal e para isso, alguns veterinários fazem uma bateria de exames que avaliam o coração, rins e  identificam possíveis infecções. A castração em si é bem simples, o animal é anestesiado e os testículos retirados por meio de uma pequena incisão. A recuperação pede alguns cuidados especiais, mas em condições normais, o cão recupera boa parte da sua rotina em 24 horas.

Já nas fêmeas, é feita a retirada de ovários e útero por meio de uma incisão um pouco maior que a realizada em machos e por isso, a recuperação pode ser mais lenta, durando cerca de uma semana.

O acompanhamento pós-operatório também é tranquilo. Você deve cuidar para que o cão não faça atividades com muito esforço físico e ficar sempre de olho nos pontos da cirurgia, para assegurar que a cicatrização está acontecendo sem problemas.

Benefícios da castração de cachorro

  • Diminui a população de animais abandonados - a retirada dos testículos deixa o cão infértil e isso evita a reprodução indesejada. Sabemos que boa parte dos filhotes de cachorro abandonados nas ruas não se salvam.         
  • Evita doenças caninas - algumas doenças relacionadas aos órgãos sexuais dos cães são evitadas quando acontece a castração. Entre elas, está o câncer nos testículos, infecção no útero e gravidez psicológica.
  • Melhora o comportamento canino - com a castração, o cão deixa de ter alguns comportamentos inadequados como demarcação de território com urina; fuga de casa e agressividade com outros cães.

Artigos Relacionados