Ínicio > Cães > Saude > O cãozinho está com calos nas patinhas? Vem aqui, vamos falar sobre isso!

O cãozinho está com calos nas patinhas? Vem aqui, vamos falar sobre isso!

O cãozinho está com calos nas patinhas? Vem aqui, vamos falar sobre isso!

Você já notou uma espécie de calosidade na região dos cotovelos, joelhos ou das patinhas do seu cãozinho? Essa espessura é conhecida como Calos de Apoio, bem frequente em cachorros de porte grande ou dos idosos, sendo uma das principais causas o chão duro e o excesso de peso do lindinho.

 

Os calos fazem com que as regiões mencionadas fiquem sem pelo, espessa e com a pele muito mais grossa. Este probleminha tem solução, por isso, cuide corretamente, senão pode gerar complicações com o aparecimento de grandes feridas que podem fazer com que o peludo fique com febre e até mesmo que ocorra uma infecção que pode ser espalhada pelo sangue.

 

Sabe como os Calos de Apoio se formam no seu cãozinho? Um dos fatores principais é que a região dos cotovelos, joelhos e das patinhas contém baixíssimos índices de gordura. Isso faz com que o amortecimento dos movimentos de sentar e deitar ocorram, somente, com o auxílio da pele que faz a ponte entre o chão e o osso.

 

Se o seu peludo estiver com esse probleminha, continue lendo porque contaremos todos os passos de como ameniza-lo, tudo muito simples!

 

1 – Hidratante especial para cães

É importante, antes de qualquer coisa, checar com um médico veterinário se as feridas realmente são os Calos de Apoio. Com a confirmação do profissional, indicamos que você peça a recomendação de um creme hidratante que deixará o cachorro muito mais flexível aos movimentos – sem sentir desconforto.

 

2 – Superfície macia é uma boa pedida!

O seu anjinho tem uma superfície bem macia e confortável para deitar? Coloque um colchão na área de casa para que o fofo possa descansar num local macio, caso ele durma fora de casa. Quintais, geralmente, possuem o piso duro e repleto de irregularidades – o que facilita os arranhões e as escaras.

 

3 – Cuidado com o peso do lindinho!

Quando o cãozinho sofre com o sobrepeso, os impactos acabam sendo maiores, por isso, é importante que o peso do quatro patas esteja sempre equilibrado. Se notar que o peludo está com o peso acima do normal, consulte seu médico veterinário e procure uma alimentação adequada, que mantenha o peso e contribua para o emagrecimento do animal.

Artigos Relacionados