Ínicio > Cães > Saude > Calor, o pior inimigo dos cães com focinho pequeno!

Calor, o pior inimigo dos cães com focinho pequeno!

Calor, o pior inimigo dos cães com focinho pequeno!

Poucos donos de animais sabem, mas cães de focinho curto são extremamente sensíveis aos dias quentes. Raças como Buldogue Francês, Pug, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Buldogue Inglês, Shih Tzu e Dogue de Bordeaux, tem uma característica em comum: eles são cães braquicefálicos.
 

cachorros com calor
 

Esse nome longo e um pouco estranho é dado para todos os cães de raças que possuem o nariz achatado. E é justamente por conta desse detalhe que eles tem maior dificuldade para respirarem, principalmente no verão e em dias de alta temperatura. Isso acontece porque os cães não controlam a temperatura corpórea por intermédio do suor, como nós, mas sim pela respiração.

 

Isso faz deles os principais candidatos a sofrerem “ataques de calor”.  Como verão chegando e os dias ficando cada vez mais quentes, fique de olho no seu cãozinho, se ele começar a apresentar dificuldade para respirar e a língua começar a ficar roxa, procure um veterinário o quanto antes!  Uma dica importante é enrolar o animal numa toalha com água fria. Isso vai ajudar a diminuir a temperatura do corpo do seu amigo de quatro patas até vocês chegarem ao consultório ou hospital veterinário.

 

Além disso, todo cachorro, principalmente durante o verão, deve:

 

- Passear em horários mais frescos do dia, como no início da manhã, no fim da tarde e à noite. E não esqueça de levar sempre com você uma garrafinha de água fresca para o seu cão poder beber quando precisar.
 

- Respeito o limite do seu cãozinho! Deixe ele descansar quando estiver ofegante demais, faça uma pausa no passeio, mesmo o clima estando ameno.
 

- Outra dica é para ajudar seu amigo de quatro patas quando ele estiver ofegando demais em um passeio é refrescar ele jogando um pouco de água fria nas costas, isso vai ajudar a diminuir a temperatura do corpo e regularizar a respiração do animal


- E o mais importante: garanta que o seu animal de estimação tenha a sua disposição água fresca em abundância durante todo o dia, assim seu amigo de quatro patas vai estar sempre bem hidratado, mesmo quando estiver sozinho em casa.
 


 

Seguindo essas dicas simples, você e seu cãozinho vai poder aproveitar muito os dias de verão sem se preocupar com o calor! 

Artigos Relacionados