Ínicio > Cães > Saude > Cachorro tossindo? Saiba o que pode ser

Cachorro tossindo? Saiba o que pode ser

Cachorro tossindo? Saiba o que pode ser

Ver o seu cachorro tossindo é sempre preocupante, afinal, ninguém quer que seu fofinho sofra, e a tosse pode ser um sintoma de alguma doença canina. Apesar de a tosse estar ligada diretamente com o sistema respiratório, muitas vezes, ela pode sinalizar uma doença que atinge o coração.

A tosse funciona como resposta a uma irritação na garganta ou a alguma área do sistema respiratório. Tecnicamente, este problema pode ser descrito como a saída forçada de ar dos pulmões. Existem tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva. É importante que saiba identificar qual é o tipo de tosse do seu cãozinho.

Tosse seca: não há a produção de secreção durante a tosse. Este tipo de tosse é causada por doenças alérgicas do pulmão ou problemas cardíacos.

Tosse produtiva: se você ver seu cachorro tossindo e perceber que ele expele alguma secreção como saliva, pus ou sangue, fique atento, pois isso é importante para ajudar no diagnóstico. É comum que este tipo de tosse aconteça em doenças infecciosas causadas por bactérias, vírus ou fungos.

É importante saber identificar se o som que você ouve é mesmo seu cachorro tossindo ou se são engasgos, dificuldades para respirar ou vômito. O som da tosse pode dar sinais da sua origem. Claro que o veterinário é o único que pode fazer uma investigação aprofundada e dar um diagnóstico, mas nunca é demais observar o comportamento do seu cachorrinho.

Pensar que uma tosse pode ser sintoma de uma doença cardíaca é algo um tanto quanto estranho, já que, geralmente, associamos a tosse com uma gripe ou alergia, mas a tosse em cachorro pode sinalizar uma Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), que consiste em uma falha no fluxo sanguíneo. Por isso, é importante estar atento a todos os sinais do seu melhor amigo!

Artigos Relacionados