Ínicio > Cães > Saude > Cachorro tem dente de leite?

Cachorro tem dente de leite?

Cachorro tem dente de leite?

Uma dúvida comum entre muitos tutores é se cachorro tem dente de leite. A resposta é: sim, eles têm! Os dentes de leite dos cães começam a nascer a partir do primeiro mês de vida, fase em que os filhotinhos passam a se alimentar sozinhos. É natural que a troca dos dentes de leite pelos permanentes aconteça entre o terceiro e quarto mês, podendo se estender até o sétimo mês de vida — depende do porte e da raça do cachorro.

Troca de dentes do cachorro: como acontece?

Essa fase da troca de dentes é um processo natural na vida do animal e pode ser que o tutor só se dê conta ao encontrar um dente perdido pela casa. Em alguns casos, os cães acabam engolindo os próprios dentes de leite enquanto se alimentam.

Há também a famosa coceira na gengiva durante o período em que os dentes estão nascendo, podendo resultar em um comportamento compulsivo, em que o animal passa a morder e a roer tudo o que vê pela frente. A solução é disponibilizar brinquedos para cachorro, específicos para cães, permitindo que ele morda um objeto que não o machuque.

Sinais da troca de dentes de cachorro

Sintomas como febre, inflamação na gengiva, dores ou sensibilidade na região da boca podem ser sinais da troca de dentes. Se o quadro se agravar muito, vale a pena fazer uma visita ao veterinário. Mas, na maioria dos casos, esses sintomas são considerados normais.

Outra preocupação é a dentição dupla. Ela ocorre quando a troca não acontece de maneira completa e os dentes de leite ficam próximos dos permanentes, o que facilita o acúmulo de alimentos, resultando em cáries, gengivite e outros problemas bucais.

Cuidados com a alimentação nessa fase

A troca de dentes do cachorro acaba deixando a dentição mais sensível e, consequentemente, eles acabam quebrando com mais facilidade. Não é necessário puxar ou extrair os dentes que estão moles — como costumamos fazer com as crianças. Os dentes cairão naturalmente. Para ajudar seu cachorro, evite oferecer alimentos duros durante esse período.

 

Um cuidado para a fase de nascimento dos dentes é oferecer a Max Papinha Desmame. Um alimento rico em nutrientes e cálcio, que contribui com a formação de dentes saudáveis. Indicado para filhotes de quatro a oito semanas de vida.
 

 

 

Após a fase de desmame é feita a introdução do alimento seco. A Max Premium Especial - Filhotes Crescimento Saudável Cordeiro e Frango é uma ração com ingredientes selecionados e proteínas de alta qualidade. Ideal para a fase da troca de dentes, pois o tamanho das partículas facilita a mastigação. Contribui também para ossos e dentes mais fortes por meio do cálcio. O seu pet merece um alimento Premium!

Fique atento e identifique se os dentes de leite estão realmente em fase de troca; pois caso isso não ocorra durante o período dos quatro aos sete meses de vida, é melhor consultar um veterinário para que ele possa extrair os dentes do seu pet com segurança.

Artigos Relacionados