Ínicio > Cães > Saude > 5 maneiras de ajudar o seu cachorro com artrite a se sentir melhor

5 maneiras de ajudar o seu cachorro com artrite a se sentir melhor

5 maneiras de ajudar o seu cachorro com artrite a se sentir melhor
Os cães, quando atingem certa idade, estão propensos a contrair a artrite canina. Essa doença acaba por afetar diversas raças, especialmente os fofuxos de porte médio e grande. A artrite é uma doença óssea, e sua principal causa é a degeneração dos ossos do cãozinho através do tempo.
 
Além da artrite canina, existem as artrites reumatoides que afetam o cão quando o sistema imunológico cria anticorpos que matam as proteínas do seu corpo. Esse é considerado um dos problemas mais sérios, pois a cartilagem nas articulações fica inflamada por conta da autoimunidade.
 
A osteoartrite se trata de uma questão genética, ou seja, o cãozinho nasce com esse problema e acaba se agravando com a idade. Essa doença é a mais difícil para a mamãe reconhecer a dor, porque se manifesta de uma forma muito demorada, e os efeitos do inchaço acabam por fazer a cartilagem e os ossos enfraquecerem na articulação.
 
Já a artrite séptica nada mais é do que uma causa por infecção que atinge a circulação do cãozinho. Essa infecção acaba se deslocando pela corrente sanguínea e afeta a articulação do pet.
 
O seu lindinho foi diagnosticado com artrite e você quer ajudar a aliviar a dor em casa? Nós vamos ajudar com cinco dicas essenciais para garantir o bem estar do seu cão! Antes de qualquer coisa é muito importante procurar ajuda do médico veterinário, a artrite requer cuidado porque dificilmente pode ser curada completamente. 
 
Já procurei o veterinário, meu cãozinho está sendo acompanhado, mas quero ajudá-lo! Agora vamos às dicas, fique de olho:
 
1 – Exercício Físico
O exercício físico deve ser orientado e indicado pelo veterinário, mas este é considerado o melhor tratamento. É importante lembrar que os exercícios devem ser leves por conta das limitações do cãozinho. Além de colaborar com o bem-estar, ainda vai manter o peso do fofuxo, pois muitos tendem a engordar depois de diagnosticada a doença. Natação e caminhadas leves são uma boa pedida para ajudar o fofuxo.
 
2 – Deixe o ambiente quentinho
Os climas úmidos e frios podem contribuir para que o cãozinho sinta mais dor. Deixe o cantinho de dormir bem quente, agradável e aconchegante. Recomendamos uma cama confortável e cobertores para o pet. O frio tende a endurecer as articulações, assim, torna os movimentos mais dolorosos.
 
3 – Dieta
Esse é um cuidado que requer muita atenção, pois como mencionamos, a artrite interfere na articulação. É doloroso manter os movimentos, imagine se neste meio tempo o cãozinho acaba ganhando peso e se torna obeso?
 
4 – Compressas quentes
O clima quente colabora com a redução da dor nos bichinhos, mas podemos fazer ainda mais, basta fazermos compressas ou almofadinhas quentes nas articulações! Uma dica muito importante é fazer no período da manhã, que é quando as patinhas estão mais debilitadas. Cuidado para não deixar em uma temperatura que o queime, hein?
 
5 – Massagem
Consulte seu veterinário e peça que ele te ensine como fazer massagem nas áreas afetadas pela artrite. Com certeza vai ajudar a aliviar bastante a dor do seu lindão!
 
Por fim, é preciso cuidar para alimentação do seu cãozinho ser a melhor possível nessa fase! Max Premium Especial Mature Frango & Arroz é a ração para cães desenvolvida para os nossos senhorzinhos com mais de 7 anos, com ingredientes de alta digestibilidade e alto valor nutritivo. Com todas essas dicas e muito amor, seu companheiro vai se sentir bem melhor!

Artigos Relacionados